O secretário municipal de Saúde Cláudio de Souza entregou, nesta segunda-feira (23), o Plano Municipal de Saúde (PMS), ao prefeito Luiz Carlos Gibson. A entrega foi realizada durante o Momento Devocional que é realizado todas as segundas-feiras, atividade que dá início aos trabalhos da semana na Prefeitura de Telêmaco Borba.
O PMS foi elaborado nas pré-conferências e na XI Conferência Municipal realizadas nas comunidades.
Para a elaboração do PMS foi necessário um estudo e avaliação dos indicadores e das propostas aprovadas em Conferência e pelo Conselho Municipal de Saúde com a participação da comunidade.
O Plano apresenta as problemáticas da pasta e o que pode ser melhorado ou ampliado.
No final do Plano existe Contrato Organizativo de Ações Públicas (COAP) assinado pelo secretário de Saúde e pelo prefeito, que garante o cumprimento das propostas relacionadas no Plano Municipal de Saúde.
O Plano de Telêmaco Borba prevê uma série de etapas, algumas das propostas já foram cumpridas como a reforma das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) concluídas esse ano. Até 2016, a SMS busca implantar o programa Saúde Melhor em Casa, construir a UBS Bela Vista, construir o Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS) e iniciar a construção da UBS Jardim São Silvestre e São Francisco.
O Plano prevê também a garantia de realização de duas consultas por habitante/ano, ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, ampliar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e implantar o serviço de atendimento à Saúde da Pessoa Idosa em 100% das UBS/ESF, de acordo com a Política Nacional, nas Unidades Básicas de Saúde do Município.
Entre as propostas, o Plano ainda objetiva ampliar a razão de exames citopatológico, chegando a 0,5 em 2017, aumentar o percentual de ação coletiva de escovação dental supervisionada, ampliar a cobertura de Pré-Natal com sete ou mais consultas e reduzir o coeficiente de Mortalidade Infantil para 10/1000, reduzir as internações por causas sensíveis a Atenção Básica entre outras.
O Plano do município também foi entregue na Câmara de Vereadores, na Regional de Saúde, Ministério Público, além da disponibilização no site da Prefeitura para que toda a comunidade possa acompanhar as ações propostas que deverão ser cumpridas até 2017.

Foto: O secretário Cláudio de Souza entregou o PMS ao prefeito Luiz Carlos Gibson