Telêmaco Borba recebeu no início da tarde desta terça-feira (19) as primeiras doses da vacina contra o Covid-19. O avião vindo de Curitiba posou no Aeroporto Monte Alegre, por volta das 13 horas, e trouxe as 1.880 doses para os sete municípios que compõem a 21ª Regional de Saúde.

Deste montante, 560 ficaram com Telêmaco Borba. Os primeiros a serem vacinados serão os idosos e funcionários do Asilo e os profissionais da linha de frente da saúde, no combate ao Covid-19, incluindo funcionários da UPA, Centro de Atendimento ao Covid, SAMU, hospitais e laboratórios.

O prefeito, Dr. Márcio Matos ficou contente com a vinda da vacina, mas fez críticas às brigas política em torno do imunizante. “Os governos tem que se empenhar em combater o vírus e não ficar focando em brigas políticas. Apesar disso, obrigado aos cientistas, aos funcionários da saúde e mesmo aos governantes, que estão fazendo a sua obrigação. É uma pena que já tenhamos tantos mortos. Se não tivessem desdenhado do vírus e tivessem incentivado e feito medidas mais efetivas, com certeza o impacto teria sido menor”, afirmou, acrescentando que mesmo com a vacina, as medidas de prevenção como uso da máscara, distanciamento social, entre outros, devem ser seguidos.

O diretor da 21ª Regional de Saúde, Cleverton Soares, afirmou que esse é um dia importante para o Paraná. “Quero agradecer ao Governo do Estado e seus funcionários que não mediram esforços para que a vacina chegasse aos 399 municípios do estado. Quero agradecer principalmente aos funcionários da linha de frente, que salvaram muitas vidas”, declarou, fazendo menção também as pessoas que perderam familiares para o Coronavírus.

O comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Ginotti Pires, esteve na cerimônia e destacou que a Polícia Militar colaborará nos cuidados e escoltas das doses de vacina em todos os municípios da 21ª Regional de Saúde. “Nós jamais nos omitiremos de nossas funções. Ainda mais de algo que a população aguarda e precisa. Para nós é uma imensa satisfação colaborarmos, e vamos continuar nos desdobrando para dar mais segurança para população”, comentou.

Também estiveram na chegada das vacinas os prefeitos de Ortigueira, Ary Mattos; de Reserva, Lucas Machado; de Tibagi, Arthur Ricardo Nolte (Butina), e representantes da Saúde dos municípios quem compõem a 21ª Regional de Saúde.