A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu no último dia 10 de junho a implantação do protocolo de Pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Telêmaco Borba.

O trabalho vem sendo realizado pelo Comitê de protocolos, desde o dia 12 de maio nas Unidades Básicas de Saúde do Município. As atividades envolveram reuniões com todas as equipes e incluíram todos os profissionais integrantes das unidades básicas de saúde.
O Protocolo visa à normatização das condutas técnicas relacionadas às gestantes do município, e vem de encontro com os objetivos propostos pela Rede Mãe Paranaense, que busca a implantação de uma rede de cuidados para assegurar as gestantes um acompanhamento de qualidade.
A padronização da assistência do pré-natal no município objetiva também a redução da mortalidade infantil. Dentre os serviços padronizados pelo protocolo está a captação precoce da gestante, o mínimo de seis consultas de pré-natal, garantia dos exames, atualização do esquema vacinal, atividades educativas, consulta puerperal e visita domiciliar ao recém-nascido. Além disso, a cada consulta, a gestante será avaliada quanto ao risco gestacional, podendo ser classificada como baixo, risco intermediário e alto risco. Essa classificação direciona onde será realizado o pré-natal da gestante, que poderá ser na unidade básica de saúde ou no Centro Regional Mãe Paranaense.
Fazem parte do Comitê os médicos Circe Antunes, Lourival Faucz Filho, as enfermeiras Amanda Kelly Silva, Katia Cristiane de Almeida, Thaisa Feitosa, Lidiane Diganelo, a assistente social Bibiana Copetti, a farmacêutica Maiara Nievola e Murilo Martins Constantino.

Imagem/arquivo - Venilton Küchler/SESA

Protocolo de Pré-Natal implantado em Telêmaco Borba faz parte dos objetivos do Programa Rede Mãe Paranaense

 

Faça seu comentário!