A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na última quinta-feira (29), na Sala de Reuniões do Pronto Atendimento Municipal (PAM), mais um encontro do Programa de Atenção aos Ostomizados.
Nesta oportunidade teve a participação da nutricionista Eliane Pedlowski que abordou temas sobre a alimentação saudável e colocou-se a disposição dos estomizados.
O Grupo de Atenção aos Ostomizados se reúne mensalmente e os participantes recebem orientação em saúde, como também a dispensação dos dispositivos e adjuvantes necessários para utilizar durante o mês.
A estomia é uma cirurgia para a construção de um novo trajeto para a saída das fezes ou da urina por meio de uma intervenção cirúrgica. Dessa forma, a pessoa estomizada precisa utilizar uma bolsa que recolhe o conteúdo eliminado.
A enfermeira e coordenadora do programa Tatiana Rochinski ressalta que, o principal objetivo das reuniões em grupo é ajudar as pessoas estomizadas, seus amigos e familiares, através da troca de informações e experiências, mostrando que apesar de algumas limitações, podem ter uma vida normal.
Imagem

A nutricionista Eliane Pedlowski abordou temas sobre a alimentação saudável e orientou os estomizados