A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na quarta-feira (30), na sala de reuniões do Pronto Atendimento Municipal (PAM), mais um encontro do Programa de Atenção aos Ostomizados.
O encontro teve como tema o uso racional de medicamentos. A farmacêutica e palestrante Maiara Nievola ressaltou a importância do uso de correto de medicamentos e os perigos da automedicação.
O grupo de ostomia se reúne mensalmente e os participantes recebem orientação em saúde e os dispositivos e adjuvantes necessários para utilizar durante o mês.
A ostomia é uma cirurgia para a construção de um novo trajeto para a saída das fezes ou da urina por meio de uma intervenção. Dessa forma, os pacientes ostomizados precisam utilizar uma bolsa que recolhe o conteúdo eliminado.
A enfermeira e coordenadora do programa Tatiana Rochinski explicou que a ajuda e orientação de profissionais especializados é necessária, pois o procedimento faz com que o indivíduo tenha que se adaptar a uma nova condição de vida e tomar vários cuidados necessários.
O secretário municipal de Saúde Cláudio de Souza esteve presente no encontro e salientou o apoio da Secretaria ao programa, que durante a reunião com os profissionais do programa, foram estabelecidas várias medidas para melhoria da ação e também para elaboração do protocolo de cuidados com a pele ostomia e incontinência urinária.