A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está implementando um aplicativo aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) no município denominado “Mais Saúde Cidadão”.

Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Ede Pukanski, esta é mais uma etapa do processo de informatização do setor iniciado pela gestão do prefeito Dr. Marcio Matos.

“Através deste projeto foram informatizadas todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o Centro de Especialidades, implementando o prontuário eletrônico, e agora com este aplicativo que facilitará a vida do munícipe e proporcionará maior transparência nos serviços ofertados pela SMS. O projeto, além de economizar recursos públicos, oferece agilidade e o bem-estar de todos”, reconhece Pukanski.

De acordo com Marlise Marcondes, chefe da Divisão de Saúde Pública, para ter acesso ao aplicativo no celular, basta o usuário baixá-lo no Play Store, bastando apenas informar o número do CPF e a senha que deverá ser obtida na sua UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência. Posteriormente poderá alterar esta senha.

As funcionalidades inicialmente disponíveis são: Controle de Medicamentos (poderá obter a lista dos medicamentos prescritos nos atendimentos); Carteira de Vacinação (consultar o histórico das vacinas, estarão disponíveis as realizadas recentemente, monitorar sua saúde verificando se estão em dia as vacinas); Resultados dos Exames (fazer uma gestão integrada dos seus registros de saúde e acompanhar sua evolução).

Além de que, o usuário receberá informações de campanhas e orientações, e poderá ter acesso ao número do seu cartão SUS digital. Posteriormente outras funcionalidades serão incluídas.