O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca o controle do câncer de mama e do colo do útero, com objetivo de promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

A Clínica da Mulher  em Telêmaco Borba acredita que ter uma boa qualidade de vida é muito importante para a saúde da mulher. Um ponto crucial é a mulher ter conhecimento sobre o próprio corpo, dar importância aos fatores de proteção, como praticar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada e saudável, evitando bebidas alcoólicas e tabaco.

Em 2020, o Outubro Rosa vem como um marco ao retorno das ações de rastreamento, devendo ser realizado de maneira organizada, evitando dessa forma a transmissão da COVID-19.

O objetivo é alcançar ás mulheres do público-alvo na periodicidade adequada;

Mamografia: deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Citopatológico do colo do útero (preventivo): deve ser realizado em mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada três anos. 

Ainda se ressalta a importância de realizar a vacina do HPV na faixa etária recomendada de 09 a 14 anos, em duas doses com intervalo de 6 meses.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de suas Unidades de Saúde e da Clínica da Mulher, disponibilizam exames de rastreamento mamografias e preventivos para o câncer de colo de útero, devendo ser agendados previamente seguindo todas as medidas de prevenção para transmissão pelo COVID 19.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba