Desde o início da atual Administração, o Governo Municipal tem procurado democratizar a relação do Poder Público com a comunidade em busca da resolução dos problemas locais. Neste propósito o prefeito Dr. Marcio Matos tem feito inúmeras reuniões nos bairros para levantar as necessidades e buscar soluções para cada um. Os resultados já podem ser notados nas inúmeras obras que estão em andamento na cidade.

A busca também é pelo fortalecimento das instituições da sociedade civil organizada através da organização da ação das Associações de Moradores que foram praticamente desativadas nos últimos anos e muitas já fizeram as eleições de seus presidentes com grande interesse e comparecimento da comunidade.

Nessa gestão já foram realizadas reuniões com todos os presidentes onde foi apresentado o projeto da criação de 10 regiões administrativas associadas e geoprocessadas com dados levantados nos Setores Censitários do IBGE que se encontra em estudos finais para implantação onde os presidentes terão papel fundamental na execução das Políticas Públicas do município e terão participação e representação garantida nas ações a serem levadas a efeito pelo Conselho da Cidade de Telêmaco Borba (Concidade), na defesa dos interesses locais, bem como no acompanhamento e na implementação dos Planos Integrados contribuindo com o município na busca de um futuro melhor para todos.

Também está em pleno andamento o fortalecimento dos Conselhos Municipais a exemplo do que ocorreu com a segunda Audiência Pública dos Planos Integrados 2017 (foto acima) realizada no dia 13 de junho, quando foram apresentadas importantes propostas para Revisão do Plano Diretor e Elaboração do Plano de Mobilidade.

A reunião realizada teve a participação maciça de aproximadamente 200 pessoas representando o poder público e a sociedade e que contou com a presença de sete vereadores, quatro secretários municipais, equipes técnicas do município e da Funpar, presidentes de Associações de Moradores, acadêmicos de diversos cursos da Faculdade Anhanguera, representantes do Conselho da Cidade e diversas entidades da Sociedade Civil Organizada.

Os presentes puderam conhecer os sérios problemas enfrentados pela nossa comunidade e a necessidade da elaboração de um bom Plano Diretor e Plano de Mobilidade projetando a cidade para o futuro, onde, de cidade pequena possamos dar um salto de qualidade no ordenamento urbano em direção ao patamar de cidade média com melhor qualidade de vida para todos.

Nesta busca, no dia 20 de junho, foi realizada uma importante reunião do Conselho da Habitação para tratar dos problemas recentemente atendidos pela Defesa Civil durante o período de chuvas intensas que desalojou famílias e colocou em risco diversas residências da nossa cidade.

Também entrou na pauta a retomada do processo da Regularização Fundiária no município envolvendo áreas antigas que há décadas não receberam a devida atenção como os bairros de São Roque, São João, Bandeirantes 2, Jardim Vitória I e II, além de iniciativas na busca de solucionar problemas no Jardim União e áreas de ocupações situadas em áreas de Preservação Permanente e de interesse ambiental buscando a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade.

Outra ação de grande interesse é a reativação do Conselho Proteção Ambiental – Condepa que retomará suas atividades com a realização de reunião no mês de julho. O Conselho possui um fundo específico com recursos alocados e a serem aplicados na melhoria da Cidade.

Na oportunidade, convidamos a população em geral para contribuir com as propostas do Plano Diretor que poderão ser entregues para as recepcionistas da Sede da Prefeitura. Os trabalhos deverão estar encerrados no mês de agosto com Plano de Ação a ser incorporado ao PPA (Plano Plurianual) encerrando os Trabalhos com a Conferência dos Planos Integrados no mês de setembro ocasião em que deverá ser encaminhado para discussão e votação da Câmara Municipal para se transformar em Lei.

Os materiais produzidos poderão ser acessados na página oficial do município www.pmtb.pr.gov.br nos links Plano Diretor ou Planos Integrados 2017.

Prefeitura de Telemaco Borba