A Cohapar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, realizou na manhã de quarta-feira (15), no auditório Carmen Iolanda Dalécio, na Secretaria Municipal de Educação, a apresentação e adesão ao Programa de Escrituração Direta.

A Escrituração Direta é um conjunto de medidas jurídicas e sociais que visam garantir o direito social e legal a moradia. “A intenção é realizar a escrituração do imóvel a baixo custo, com um desconto significativo, além de prestarmos a assessoria para que as pessoas possam realizar o registro, tanto nas etapas de escritura, pagamento de ITBI e registro”, explicou a coordenadora estadual do Programa de Escrituração Direta, Maria Julia Monteiro da Rosa, acrescentado que os descontos são exclusivos para imóveis adquiridos através da Cohapar.

Em Telêmaco Borba, 565 pessoas estão aptas a participar do programa. Dessas, 64 já aderiram. “Esse programa foi lançado antes da pandemia, mas infelizmente por causa da Covid-19, tivemos de parar, porém agora estamos retomando. Nós queremos desburocratizar e facilitar para que a pessoa realize o seu sonho de ter a casa definitivamente dela, por um terço do valor da escrituração normal. E depois de hoje, estaremos vindo uma vez por mês para Telêmaco Borba para agilizar o processo dos mutuários interessados”, comentou o coordenado regional do Cohapar no Campos Gerais, Renato Taques Mussi, acrescentando que o processo pode ser agilizado de forma eletrônica, por e-mail e pelo telefone: (42) 3219-2950, que também é Whatsapp.

Maria Julia faz o alerta para que os mutuários, na hora do registro façam o pedido de desconto ao registrador, que devem dar o abatimento no valor. “Quando for assinar, solicite o desconto. É importante não esquecer de pedir, para que possa ter realmente a redução significativa no desconto”, deu a dica.

Um dos casais beneficiados com o Programa de Escrituração Direta, foram Altamiro e Izilda Schreder, moradores da Área 2. Eles moram há 50 anos no mesmo local e finalmente tiveram o registro definitivo da casa. “Não existe melhor sensação do que termos definitivamente a casa, que agora podemos chamar de nossa”, disse, Altamiro. Sua opinião foi corroborada pela sua esposa, Izilda: “Agora temos a benção completa. Realizamos nosso sonho. Quitamos a casa e agora regularizamos”.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, elogiou a iniciativa, pois ela realiza o desejo de muitas pessoas. “Ter a casa própria é o sonho de cada brasileiro. E em Telêmaco Borba não é diferente. Mas além de ter a sua própria casa, é importante regularizá-la. E essa importante iniciativa tem ajudado nisto, com preços menores que os normais. O governo do estado, a Cohapar e todos os envolvidos estão de parabéns”, elogiou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Aparecido Machado, ratificou a opinião de Dr. Márcio. “É um programa muito importante, que está ajudando mais de 500 pessoas em Telêmaco Borba. Tomara que tenha uma grande adesão e as pessoas possam ter definitivamente a posse de suas casas”, opinou.

O chefe da Divisão de Habitação, Deusded Pimenta, ressalta que esse programa é muito importante e o seu setor está aberto para colaborar com a regularização fundiária, dando orientações sobre o procedimento. Ele informou que serão beneficiados moradores dos bairros: Área 02, BNH, Cem Casas, Recanto Feliz, Jardim América, Jardim Europa e Nossa Senhora de Fátima.  

Faça seu comentário!