As obras e projetos do setor da Saúde foram os destaques da Reunião Ordinária da Integração Comunitária com os presidentes das Associações de Moradores de Telêmaco Borba, nesta quarta-feira (27), no Auditório da Secretária Municipal de Educação (SME).

Aproximadamente 20 presidentes participaram da reunião e puderam conhecer as ações de saúde, de obras, além de receberem informações sobre as atividades do Conselho da Cidade (Concidade).

O secretário municipal de Saúde Ede Pukanski fez um relato das ações da Secretaria dando destaque para a organização de um mutirão para combater o mosquito da dengue. Ele lembrou que no município existem muitos criadouros e que é necessário a contribuição dos presidentes para que esses focos sejam eliminados. “Precisamos evitar um surto em Telêmaco Borba e para isso temos que nos organizar e conscientizar a população para a importância de manter os quintais limpos”, destacou. O mutirão está sendo programado para o mês de setembro.

O secretário falou dos novos médicos que estão sendo contratados e dos três profissionais do Programa Mais Médicos que vão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no Caic, Vila Esperança e Alto das Oliveiras.

A volta do Programa Médico nos Bairros foi anunciado pelo secretário Ede. O primeiro bairro a ser contemplado com o serviço será o São Francisco, nesta quinta-feira (29), a comunidade poderá realizar consultas.

A reforma do Pronto Atendimento Municipal (PAM) está em andamento e vai abrigar com mais qualidade e conforto os serviços do Centro de Especialidades. O espaço também terá uma sala para endoscopia, para o Centro de Reabilitação, sala para o tratamento dos ostomizados, laboratório para pequenos procedimentos e ambulatório com atendimento das 18 às 23 horas. “O prédio do PAM é grande e conforme a necessidade vamos implantando novos serviços para concentrarmos os atendimentos, garantindo mais qualidade e comodidade nas consultas e exames”, reafirmou.

A inauguração da Unidade Básica de Saúde do Bela Vista, de acordo com o secretário, está marcada para o dia 28 de julho e até o final do ano a do São Silvestre será entregue.

Os questionamento no setor de Obras foram respondidos pelo secretário Rubens Quintiliano. A questão do lixo reciclado e a coleta do lixo comum que em alguns bairros estão com problemas tiveram a garantia de que serão solucionados.

A solução para terrenos baldios que concentram grande quantidade de lixo foi solicitada pelos presidentes. Nessa situação, o secretário disse que está sendo estudado uma forma da Prefeitura fazer a limpeza e cobrar o serviço do proprietário.

O prefeito Dr. Marcio Matos destacou a importância da reunião para que todos possam expor sua opinião e o governo conhecer as dificuldades e reivindicações da população. “Precisamos saber o que a comunidade quer para que possamos estudar o que pode ser feito”, disse. O prefeito frisou que, a Administração está com menos de seis meses. “Já fizemos muita coisa, mesmo com as dificuldade que encontramos, mas acreditamos que até dezembro muita coisa será feita”, reafirmou.

A reunião foi coordenada pelo assessor de Integração Comunitária Toninho Flenik.

Concidade

O presidente do Conselho da Cidade, José Carlos Santos, aproveitou a oportunidade para falar do mapa da regionalização e convidou os presentes para a reunião extraordinária do Conselho no dia 5 de julho e para a reunião ordinária no dia 11 de julho.