A Prefeitura de Telêmaco Borba recebeu nos últimos dois dias, 27 e 28 de agosto, o consultor da empresa Interação Urbana, Ricardo Zerbinato, para fazer algumas rodadas de monitoramento sobre o programa de Planejamento Estratégico de Gestão.

Os resultados dessa rodada de monitoramento foram apresentados ao prefeito Dr. Marcio Matos e demais secretários da Administração Municipal.

A gestão recebe, desde o ano de 2017, uma assessoria técnica prestada pela empresa Interação Urbana para o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento de projetos, resultado de uma parceria feita com as Indústrias Klabin, no âmbito do Programa Klabin de Apoio ao Desenvolvimento Regional.

Ricardo é coordenador do Projeto de Planejamento Estratégico e de Governo. Segundo ele a empresa dispõe de consultores especializados em cada área de gestão: governo, saúde, educação, obras, finanças, assistência social, indústria, entre outras.

“Em 2017 houve um diagnóstico em todas essas áreas, com base neste diagnóstico elaboramos, em conjunto com os gestores públicos da Prefeitura de Telêmaco Borba, um planejamento para toda a gestão, nos quatro anos. Em outra etapa, aconteceu um processo de capacitação de servidores representantes de cada área de Prefeitura. Posteriormente, o monitoramento do que foi planejado com apoio da consultoria. Todo o início de ano é feito uma análise e avaliação de como está sendo cumprido o programa”, explica Zerbinato.

Ele complementa que o planejamento é flexível, ou seja, algumas ações podem ser incluídas e outras retiradas para o bom desenvolvimento da gestão pública.

“Podemos fazer o monitoramento on-line de cada secretaria, o que avançou e o que está pendente. Isso auxilia na programação dos trabalhos e na tomada de decisão do prefeito”, completou o consultor da Interação Urbana.  Segundo informações da Interação Urbana, contidas em seu site www.interacaourbana. com.br.

Situação
Telêmaco Borba, município paranaense com cerca de 80 mil habitantes, recebeu influência direta do Projeto Puma, empreendimento da Klabin que instalou uma nova fábrica de celulose na região, trazendo impacto econômico, demográfico e social, o que exigiu a discussão e a articulação de políticas públicas que tornassem mais eficientes e eficazes as ações do poder público e o papel da iniciativa privada para o desenvolvimento local. Ciente disso, a Klabin estabeleceu em 2017 um termo de cooperação para apoiar a Prefeitura de Telêmaco Borba nas atividades de planejamento de governo e elaboração do Plano Plurianual (PPA).

Resultados
O planejamento de governo e a elaboração do PPA auxiliam na correta aplicação dos recursos públicos nas ações de cada secretaria municipal para os próximos quatro anos de governo.

Foto - Prefeito Dr. Marcio Matos (ao centro) com os secretários Nando Matos (Gabinete), Celso Burakovski (Finanças), Dr. Rubens Benck (Procurador Jurídico), Wanderley Carneiro (chefe de Gabinete) e Ricardo Zerbinato, consultor da empresa Interação Urbana.