O prefeito Dr. Marcio Matos e o presidente da Cohapar Nelson Cordeiro Justus assinaram na tarde de quinta-feira, 17 de maio, no Pátio do Terminal Rodoviário, a ordem para início da prestação de serviço da titulação de 751 moradias em Telêmaco Borba.

Através da parceria entre o Governo do Estado e o Prefeitura oportunizará essas famílias regularizarem a situação com condições facilitadas e custos reduzidos em até 75% do valor normal de mercado.

Isso se tornou possível através do programa Morar Legal Paraná e aportes do Governo do Estado, viabilizadas por meio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. O trabalho será executado pela Formata Assessoria Urbanística e Ambiental.

Segundo a Cohapar, pelo contrato firmado via licitação, a empresa fica responsável pela execução do trabalho social e cartográfico, elaboração de documentos técnicos, administrativos e jurídicos, licenciamento junto aos órgãos competentes, cadastramento dos imóveis e das famílias a serem atendidas e, por fim, registro dos imóveis regularizados em nome dos proprietários junto aos cartórios.

De acordo com o presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, após assinatura a empresa já pode iniciar o serviço para proceder a regularização de 751 unidades de lotes em Telêmaco Borba, no prazo máximo de 18 meses, a essas famílias que esperaram por mais de décadas terem o título definitivo da propriedade.

A Cohapar e a Prefeitura trabalham para aumentar ainda mais a meta no município para mais 400 ou até 500 titulações de terrenos.

Para o prefeito de Telêmaco Borba, Márcio de Matos, há muitos anos não se obtinha um resultado tão expressivo em termos de regularização fundiária.

“Além da regularização estamos trabalhando para construção de moradias populares com apoio da Cohapar, esse é um trabalho necessário para Telêmaco Borba, pois a demanda aqui é muito grande”, explica o Dr. Marcio.

O prefeito ainda ressaltou o empenho do chefe da Divisão de Habitação, Paulo Rogério Gomes (Tatu) no processo de regularização fundiária em Telêmaco Borba.

A presidente da Associação de Moradores do bairro Triângulo, Maria Feitosa, explica que muitos moradores vivem na localidade há 30 anos sem qualquer documento. "Eu fico muito feliz por eles, porque são pessoas que realmente precisam e vão ter essa chance".

Participaram do evento, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Rita Mara de Paula Araújo, secretários municipais: Nando Matos (Gabinete), Dr. Ede Pukanski (Saúde), Rubens Quintiliano (Planejamento), Celso Burakovski (Finanças), Izomar Pucci (Administração), o procurador Geral Rubens Benck, vereadores Marcos Mello, Ezequiel Ligoski, Guidi Oliveira, Anderson Japão, Cesinha Marcondes, Renato Bahena, Marquinhos Almeida, Miltinho Machado e o deputado federal, Sandro Alex.

Também prestigiaram o major Ribeiro do 26º Batalhão da Policia Militar, o comandante do Corpo de Bombeiros, Eduardo José Slomp, pela Sanepar, Jurandir Santos Silva.

Foto - O prefeito Dr. Marcio Matos momento em que assina  a ordem para início da prestação de serviço da titulação de 751 moradias em Telêmaco Borba.