A primeira reunião da Administração Municipal com as Associações de Moradores de Telêmaco Borba foi realizada nesta quarta-feira (22), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Quarenta presidentes acompanharam a reunião que foi de apresentação dos presidentes para o prefeito Dr. Marcio e os secretários municipais. 


Os trabalhos foram conduzidos pelo responsável pela Assessoria de Integração Comunitário Antonio Carlos Flenik que destacou a importância das associações estarem com a documentação regularizada. Ele explicou que das 41 associações somente 24 tem o registro de Utilidade Pública. "Nós da Assessoria estamos à disposição de todos para contribuir com a regularização", destacou. 

O prefeito Dr. Marcio Matos falou do projeto futuro para os bairros. De acordo com ele a intenção é dividir a cidade em regiões administrativas (Distritos) onde os presidentes terão um papel fundamental para a Administração Pública. Cada Distrito terá um representante do Conselho da Cidade escolhido dentre os presidentes de bairros. "O presidente do bairro será um fiscal que trará as reivindicações para uma solução. Por isso precisamos da colaboração de todos", enfatizou. 

Os deveres dos cidadãos, segundo o prefeito, serão cobrados. "A calçada é para o cidadão e deve estar livre para passagem. Não podemos colocar material de construção na calçada, nem galhos, precisamos ter consciência e nos organizarmos e vamos cobrar isso", exemplificou. 
A importância dos documentos da associação estar em ordem, também foi destacada pelo secretário Geral de Gabinete Luis Fernando de Matos. "O Ministério Público vai fiscalizar as Associações e elas precisam estar legalizadas", alertou. 

Para o secretário, existem os projetos para os bairros, mas há necessidade do comprometimento de todos. "Temos projetos que serão executados. 7 a 8 milhões para recape e recuperação de ruas que faremos nesse primeiro ano, não vamos deixar para o final do mandato", reforçou. "Nós temos um bom orçamento, mas se for mal aplicado fica deficitário, por isso temos que ter planejamento e jamais iniciaremos uma obra que não teremos condições de concluir", frisou. 

Outro projeto é o complexo de lazer que consiste em um espaço de recreação e esporte para a família. "Queremos que a comunidade tenha um espaço para se divertir e pedimos o apoio dos presidentes para que nos indiquem áreas para esse projeto", reiterou. 

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) também falou das ações que estão sendo desenvolvidas. O secretário Carlos Roberto Ramos (Carlão) citou do Projeto Brincar que já foi desenvolvido em dois bairros e que tem agenda para o ano todo. O Cultura na Praça também está sendo desenvolvido e todas as terças-feiras às 19h30 é realizada uma atividade de dança (zumba). 

O Plano Diretor também entrou na pauta. O engenheiro José Carlos Santos responsável pelo Plano falou de uma cidade planejada e organizada. "Precisamos pensar a cidade coletivamente o Plano Diretor estuda a cidade com profundidade com as decisões tomadas pelo Conselho da Cidade", frisou. Ao comentar sobre o Conselho da Cidade (Concidade), José Carlos lembrou que há necessidade de ativar novamente o órgão, mobilizando a sociedade para participar da construção de uma cidade melhor. 

Na reunião, os presidentes também puderam reivindicar melhorias e esclarecer dúvidas sobre o andamento de obras. As questões foram respondidas pelo secretário Geral de Gabinete Luis Fernando. 


Justiça no Bairro

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social Rita Mara de Paula Araújo anunciou a Justiça no Bairro que será realizada nos dias 5 e 6 de maio na Faculdade de Telêmaco Borba (Fateb). O Justiça no Bairro é uma ferramenta que disponibiliza cidadania para a população com serviços de comprovação de paternidade, divórcio, casamento coletivo e outros. Rita lembrou os presidentes que para participar eles devem procurar os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para informações sobre o evento. A inscrição para o casamento coletivo poderá ser feito somente até o dia 30 de março.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba