A Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SPUHMA) realizou na manhã de segunda-feira (05), uma ação com os alunos da Escola Municipal Gonçalves Lêdo, onde foram plantadas 100 mudas de árvores numa área de nascente, próximo ao Complexo de Lazer da Área 07.

Além dos alunos, professores, a diretora da Gonçalves Lêdo e a equipe da SPUHMA, participaram da ação o prefeito, Dr. Marcio Matos, o secretário geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck, o chefe de Gabinete, Wanderley Batista Carneiro e o vereador, Antônio Flenik.

De acordo com o engenheiro ambiental, José Eduardo Munhoz Martins, a iniciativa visa celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 05 de junho. “As crianças plantaram 100 mudas hoje e plantarão mais 100 amanhã, num local que tem uma nascente. Estão sendo plantadas árvores nativas como palmeira, araucária, imbuia, caleandra, ipê, e também árvores frutíferas”, afirmou.

O prefeito elogiou a iniciativa. “Parabéns a equipe da SPUHMA e principalmente parabéns à diretora e professoras da Gonçalves Lêdo pela bela iniciativa. Sem dúvidas, as crianças lembrarão por muito tempo desta ação, que além de preservar a nascente, serve para educar, conscientizar e formar grandes cidadãos, preocupados com nosso meio ambiente”, declarou, Dr. Marcio.

O secretário geral de Gabinete ratificou a fala do prefeito e destacou a importância que ações como esta tem reflexos positivos no futuro. “Foi uma belíssima iniciativa de preservação do meio ambiente. Estão conscientizando as crianças para que cuidem da natureza e se motivem a plantar mais árvores. Sem contar que no futuro, elas passarão em frente ao local e poderão contar à sua família que ela plantou aquela árvore. Assim vamos criando uma cultura de preservação de nascentes e parques”, finalizou, Dr. Benck.

Para Wiliam de Castro Ribas, técnico ambiental da APREMAVI, os trabalhos de educação ambiental a preservação da água e da natureza são de extrema importância para o aumento da qualidade de vida dos moradores locais.

Ao todo serão plantadas aproximadamente 1000 mudas de espécies nativas para recuperação a recuperação ambiental da área de preservação.  Elas serão doadas através do programa matas sociais, uma parceria entre a indústria Klabin do Paraná, APREMAVI (Associação De Preservação da Vida e do Meio Ambiente) e o SEBRAE. O programa está presente em 11 municípios da região (Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Curiúva, Sapopema, São Jeronimo da Serra, Ventania, Tibagi, Candido de Abreu e Rio branco do Ivaí), e tem meta contribuir para com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas cidades e propriedades rurais atendidas pelo projeto.