Equipes da Prefeitura e da Klabin se reuniram na manhã de quarta-feira (17), na Sala de Reuniões da futura Secretaria Municipal de Ordem Pública, onde debateram sobre o Programa Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis e também sobre Telêmaco Borba.

Participaram da reunião o prefeito, Dr. Marcio Matos; a vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo; os secretários Dr. Rubens Benck (SGG), Welinton Franco (SMITC), demais servidores da Prefeitura e a equipe de execução do Programa Matas Sociais (Klabin, Sebrae, Apremavi), além de representante da Interação Urbana.

Entre as pautas do encontro estavam a apresentação e avaliação do cenário e resultados de 2022 e também o planejamento estratégico para 2023, que prevê um reforço e ampliação de programas importantes como a Feira do Bem, nas cooperativas que são atendidas pelo Matas Sociais e fornecem alimentos para Feira do Bem, regulamentação e melhorias no serviço de inspeção municipal, a Feira Verde e demais parcerias entre Prefeitura e cooperativas para fortalecimento de programas.

O prefeito elogiou a parceria e o papel importante que a Klabin tem para o avanço dos programas. “A Feira do Bem é um dos grandes destaques da nossa gestão, mas pra funcionar envolve toda uma cadeia de pessoas, que começa com o agricultor que nos fornece o alimento para ser trocado. E a Klabin realiza um trabalho fantástico, auxiliando os produtores e as cooperativas para que tenhamos mais diversidade e crescimento neste programa”, destacou, Dr. Márcio.

Rita ratificou a fala do prefeito e agradeceu à Klabin, Sebrae e Apremavi pela parceria e projetos que garantem a segurança alimentar da população. “Isso é muito importante para nós. Através da Feira do Bem estamos conseguindo melhorar a dieta alimentar da nossa população e ao mesmo tempo evitando o descarte de materiais nocivos ao nosso meio-ambiente. É gratificante ver uma família chegar com uma gaiola com material reciclável e sair felizes com alimentos de qualidade. Isso acaba gerando um lucro emocional em nós, gestores”, afirmou, destacando que a Feira também é um ponto de encontro, de interação entre as pessoas do bairro.

A vice-prefeita também lembrou que a Secretaria Municipal de Educação compra alimentos dos pequenos agricultores. “É uma cadeia de proteção, que começa com os entes que iniciam o projeto, como a prefeitura e a Klabin e termina colaborando com toda população, principalmente o público mais vulnerável. Nós temos que atender bem as pessoas, atender as pessoas com serviço de qualidade. Dar comida de qualidade, leite de soja de qualidade, e hoje fazemos isso. É emocionante ver a alegria nos olhos destas pessoas”, declarou.

Dr. Benck destacou a importância de valorizar o pequeno produtor e da comercialização do seu trabalho, afim de beneficiar a sociedade. “Nós incentivamos, criamos hortas comunitárias, compramos das cooperativas de pequenos produtores, criamos projetos significativos como a Feira do Bem, entre outros, que incluem o pequeno produtor na economia familiar, principalmente os hortifrutigranjeiros e a psicultura. E a intenção é ampliar esses negócios”, destacou, o secretário.