Uma conversa despretensiosa com o prefeito, Dr. Marcio Matos, e o chefe de Gabinete, Wanderley Carneiro, há cerca de dois meses, mudou a vida de um casal e de mais de uma dezena de famílias que vivem da reciclagem, gerando empregos e melhoria na renda de todos.

Tudo começou quando a então catadora, Deyse Banks, conversou com Dr. Márcio e Wanderley, durante a Feira do Bem, no BNH. Ela contou que junto com seu marido, Otoniel Trindade, mais conhecido como Toni, trabalhavam com reciclagem, porém vendiam para comércios e ferro velhos particulares e que o retorno financeiro era muito pequeno.

Dr. Márcio e Wanderley se interessaram pela história e viram que o casal, além de fazer um grande trabalho ambiental, também queriam crescer. Então indicaram que eles conversassem com o chefe da Divisão de Serviços Públicos, Maurício Diógenes de Castro.

A partir daí a vida do casal começou a guinada, pois Maurício sugeriu que eles começassem a vender o material para a Cooperativa dos Catadores de Telêmaco Borba. Toni já tinha todo seu ambiente organizado, com os materiais recicláveis devidamente separados, em um local organizado e então resolveu aderir a ideia.

E para melhorar ainda mais a vida do casal, a empresa que presta consultoria para a Cooperativa, a Recicla ViraSer (empresa de consultoria contratada pela Klabin para ajudar a Cooperativa de Reciclagem), enviou a consultora Lilian, que atestou a organização, orientou sobre a triagem de materiais e os incentivou com as vendas.

“Eu era instrutor de auto-escola, mas me apaixonei pela reciclagem. Porém no início vendia para atravessadores e meu ganho era muito pouco, depois que passei a vender para cooperativa, meu ganho aumentou em 10 vezes”, explicou Toni.

Ele comentou que seu empreendimento deu tão certo, que ele hoje compra de cerca de 20 famílias, que vendem o material para que ele faça a triagem. “Antes eles vendiam para outras pessoas, que pagavam R$ 20 centavos o quilo, hoje vendem para mim e ganham três vezes mais”, contou, revelando que além disso tem uma funcionária contratada, a Tânia, que ajuda o casal na seleção do material reciclável.

Toni está empolgado com o avanço e diz que quer investir na área de reciclagem. “Com o dinheiro arrecadado eu consertei a minha Kombi, comprei uma balança digital. Agora quero construir uma estrutura no lote para colocar uma prensa e aí vou contratar mais duas pessoas”, comentou.

O prefeito se emocionou com o sucesso e elogiou a determinação do casal. “Este é um caso de sucesso, de buscar alternativas para melhorar. Vocês estão de parabéns, pois fazem um trabalho que cuida do meio-ambiente, deixa a nossa cidade mais limpa, que gera renda para mais pessoas, enfim, que beneficia muitas pessoas. Que vocês sejam exemplo para as pessoas que mexem com reciclagem”, declarou, Dr. Márcio.

O chefe de Gabinete destacou que essa é um serviço que tende a crescer e gerar mais renda para os envolvidos. “Esse é o mercado do futuro. Caminhamos para uma escassez de determinados produtos e cada vez mais será necessário reaproveitar. Vocês estão indo no caminho certo e torço para que os seus serviços cresçam ainda mais”, elogiou Wanderley.

Maurício explicou que a Prefeitura olha com carinho para os catadores e que está buscando valorizar e dar mais dignidade à profissão. “Estamos nos organizando para atender a demanda dos Catadores que são agentes ambientais em nosso município, pessoal que está ajudando a manter a limpeza do município sem agredir o meio ambiente. Queremos trazer dignidade a esse trabalho, valorizando os profissionais da reciclagem e ajudando pessoal a comercializar sem exploração”, finalizou.