Está em funcionamento, desde o dia 02 de maio, a Unidade de Transbordo, que passou a substituir o Aterro Sanitário de Telêmaco Borba, e está recebendo resíduos do município de Telêmaco e Imbaú. O prefeito, Dr. Márcio Matos, e o secretário geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck, estiveram acompanhando o início dos serviços.

De acordo com o engenheiro ambiental, José Eduardo Munhoz Martins, os resíduos da unidade de transbordo vão ser acondicionados em caçambas e serão encaminhamos para a destinação final ambientalmente correta para o aterro sanitário Vila Velha, que está localizado no município de Teixeira Soares

A empresa terceirizada, Zero Resíduos, vai prestar os serviços de acondicionamento dos resíduos, transporte e destinação final ambientalmente correta. “A unidade de transbordo é um grande ganho para o município, pois os resíduos sólidos urbanos gerados no município vão continuar recebendo um tratamento adequado e destinado de forma ambientalmente correta”, destacou o engenheiro, acrescentando que a Unidade de Transbordo futuramente vai propiciar a destinação ambientalmente correta para mais alguns resíduos sólidos.

“Essa parceria nos acrescenta muito, pois cuidamos da destinação correta dos resíduos, conseguimos resolver a questão do nosso aterro, que já estava no limite, e também preservamos o meio-ambiente. É algo que todo mundo ganha”, afirmou, Dr. Márcio.

O secretário geral de Gabinete explicou que essa é mais uma etapa para desativação do Aterro Sanitário, para que a área esteja recuperada em até 10 anos. “Nós estamos levando cerca de 40 toneladas diariamente para o aterro em Teixeira Soares. Mas é importante conscientizar a população, pois na visita vislumbramos que juntos com os resíduos, havia muito material que poderia ser reciclável. É importante separarmos, para que tenhamos um futuro ambientalmente melhor”, explicou, acrescentando que o transbordo é provisório, até que seja efetivado o aterro sanitário que está sendo feito no território de Imbaú e vai atender aos municípios do Consórcio Caminhos do Tibagi.