Para celebrar o Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira (21), cerca de 40 crianças da Escola Municipal Doutor Euclides Marcolla foram até o Parque da Cidade, onde fizeram o plantio de 40 mudas de cerejeira do mato, guabiroba, araçá e pitanga. Essa é uma ação das secretarias municipais de Planejamento Urbano, Habitação e Meio-Ambiente em parceria com a Educação.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, fez questão de acompanhar o plantio das árvores, e elogiou a ação, que ele incentivou que se repita. “Essa ação é sensacional. Temos que envolver mais escolas, trazer mais alunos. Eles precisam saber como as árvores crescem, se desenvolvem, de onde vem as frutas. É uma bela ação de cidadania, que temos que repetir”, opinou.

A opinião de Dr. Márcio foi endossada pela professora, Luziane Iucksh, que ressaltou a vivência que o plantio de árvores traz para as crianças. “Hoje muitas crianças já recebem as coisas prontas, veem as frutas, mas não sabem de onde vem. E aqui estão tendo essa vivência de plantar, cultivar, depois colher. Elas têm a vivência, se sentem valorizados, parte dessa ação”, comentou, acrescentado que as crianças já fazem um trabalho de horta, na escola.

Os alunos ficaram empolgados com o plantio. Esse é o caso da Maria Eduarda e Davi Bernardo, ambos com oito anos, que disseram que ação é muito legal, que aprenderam muito com isso, que era algo que não tinham vivido ainda. Inclusive deram nomes às mudas de árvores: Clotilde e Jubisclei, sucessivamente.

A mãe das alunas Dienyfer, 10 anos, e Rafaele, 08 anos, Ana Claudia Alves Messias, também esteve acompanhado o evento e elogiou a ação. “É algo muito legal, ainda mais que as meninas ficaram um bom tempo sem atividades devido à pandemia. Essa ação é produtiva, que ensina a importância das árvores, da natureza”, declarou.

O secretário municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Meio-Ambiente, Nando Matos, destacou que essa ação é importante e que haverão outras que fomentem a preservação do meio-ambiente. “Nós vamos atuar intensamente na área do meio-ambiente, principalmente conscientizar a população sobre a preservação de tudo que envolve a natureza”, explicou.

O engenheiro ambiental, José Eduardo Munhoz Martins, explicou que além de termos mais árvores, ações como essa visam conscientizar as crianças sobre a importância da preservação. “A árvore é vida. E no dia da árvore queremos destacar a importância de preservá-las. Que o nosso meio-ambiente depender deles, que são o futuro da humanidade”, finalizou.