Na tarde desta quinta-feira (19), foi celebrada a assembleia de fundação da nova Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais ReciclaTB, que passa a ser um novo marco do município para o recebimento, processamento e destinação correta dos resíduos sólidos urbanos, contribuindo para um território mais sustentável e circular.

Todo o trabalho em realização será um diferencial em Telêmaco Borba, uma vez que a ReciclaTB será apoiada diretamente por parceiros como a Prefeitura Municipal e pelo Programa de Resíduos Sólidos da Klabin.

O evento realizado no segundo galpão do centro de triagem efetivou a nova chapa composta por Beatriz Soares Batista, engenheira ambiental que assumiu a presidência da nova cooperativa. Em sua gestão, Beatriz pretende melhorar as condições e a produtividade da organização. “Nós queremos que profissionais tenham melhores condições de trabalho e que estejam de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Vamos mudar o modelo, melhorar a gestão da cooperativa e aprimorar as condições de trabalho. Dessa maneira os trabalhadores cooperados terão um retorno financeiro mais rentável”, destacou.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Wanderley Batista Carneiro, destacou a importância da cooperação entre os trabalhadores da ReciclaTB. “A melhor forma de crescer é o cooperativismo, com muitas cabeças pensando e agindo. Esperamos que vocês tenham êxito e estejam animados com o novo modelo”, afirmou.

A evolução da organização do barracão onde funcionará a ReciclaTB foi o destaque do discurso da consultora de Responsabilidade Social e Relações com as Comunidades da Klabin, Priscila Basile. “Eu sou testemunha desta transformação. Nós sonhamos com a eficiência da coleta e da triagem de resíduos e nunca desistimos. A mudança só dá certo se todos trabalharem juntos. E juntos vamos transformar a gestão de resíduos no município”, enfatizou.

A técnica de Desenvolvimento Local do ViraSer, startup contratada pela Klabin e responsável pelas atividades a serem realizadas com o grupo, Glaciele Pieri, destacou o respeito que os colaboradores da ReciclaTB devem receber. “Nós atuamos em 12 estados e 48 cooperativas e associações de reciclagem diferentes. Temos bastante experiência, mas precisamos de dedicação e engajamento. Para fazer este trabalho precisamos do apoio de vocês e agradeço porque sempre acreditaram no que estamos fazendo, uma história diferente para todos”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal de Telêmaco Borba, Hamilton Aparecido Machado, ressaltou as mudanças positivas que acontecem com a fundação do ReciclaTB. “É um trabalho de qualidade, feito por pessoas dedicadas para melhorias no futuro”, opinou.

Já os chefes das divisões relacionadas a SMOSP, Maurício Diógenes de Castro e Antonio Marcos, destacaram a importância da mudança, que nesse caso teve o apoio dos cooperados e que certamente será para melhor.

A partir de agora, o município contará com duas unidades de central de triagem e processamento de resíduos, a ReciclaTB e a CoopaTB, que também está recebendo o apoio do ViraSer e do Programa de Resíduos Sólidos da Klabin. O objetivo também é  acelerar e melhorar a produtividade, organização e planejamento do negócio da CoopaTB.

Com as mudanças, vale reforçar e destacar para os moradores de Telêmaco Borba a importância da separação correta entre resíduos recicláveis e o lixo orgânico, um procedimento simples e fácil para fazerem em suas casas e que tem um grande impacto quando levados para as Centrais de Triagem e Aterro em termos ambientais, econômicos e sociais.

Sobre o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin

Desenvolvido com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi, desde 2012 o Programa tem promovido diversas ações de apoio à coleta seletiva em seis municípios da região dos Campos Gerais, no Paraná: Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Tibagi, Telêmaco Borba e Rio Branco do Ivaí. Inclui o fornecimento de estruturas e equipamentos, auxílio na formalização das associações e cooperativas e atividades de acompanhamento, capacitações e fortalecimento institucional para catadores de materiais recicláveis. Em 2021, a consultoria ViraSer foi contratada para apoiar o gerenciamento, execução e monitoramento do Programa.