A comunidade do bairro Área 03 comemorou mais uma grande conquista na noite de quarta-feira (17). O prefeito, Dr. Márcio Matos, fez a entrega do Centro Comunitário do bairro, que homenageou o saudoso morador, Sebastião Cordeiro dos Santos.

A obra custou cerca de R$ 319 mil e tem 215 metros quadrados. Ele conta com um salão de festa, cozinha, escritório, churrasqueira e mais três banheiros, sendo um deles adaptado. O Centro Comunitário vem somar com várias obras que a Prefeitura realizou no bairro neste mandato, como a construção do CMEI Elias José, a reforma e ampliação da Escola Municipal Castelo Branco, a solução para o problema de alagamento da rua Rio Iguaçu, asfaltamento de ruas, colocação de novos pontos de ônibus e iluminação em LED, entre outras melhorias.

Os filhos de Sebastião: Luís Carlos Antunes e Osnivam Antunes, e os netos: Willian Primo da Costa Santos e Cristopher Eduardo Nunes dos Santos, estiveram na inauguração. “Em nome da nossa família quero agradecer ao Dr. Márcio o trabalho que vem fazendo para o bairro. Estou feliz pois esse Centro Comunitário será muito útil para nossa comunidade. Quero agradecer a todos que tornaram esse momento possível. Com certeza meu pai, de onde estiver, está muito feliz com essa obra”, destacou Luís Carlos.

O prefeito lembrou de quando conheceu Sebastião e também disse que era um sonho seu todas as realizações que estão acontecendo no bairro. “Eu via nos olhos do Seu Sebastião a esperança de ver o que está acontecendo hoje”, declarou, acrescentando ainda que pretende construir em breve uma Unidade Básica de Saúde no bairro.

Dr. Márcio também explicou da sua luta com a Sanepar para mais instalações de água e rede de esgoto no município, e que depois de muita luta conseguiu grandes investimentos para cidade, que beneficiaram inclusive a Área 03.

O presidente da Associação de Moradores da Área 03, Dair José Bittencourt, disse ser uma grande honra ter o Centro Comunitário inaugurado na sua gestão. “É uma luta que começou com o Sebastião em 1995, era um sonho, e foi sair 25 anos depois na gestão do Dr. Márcio. É uma grande alegria receber essa obra. Eu agradeço à atual gestão em nome do bairro todo por essa obra”, alegou.

O vereador Maurício Diógenes de Castro, que é morador na Área 03 também recordou quando Sebastião falava de ter a importância de o bairro ter um vereador para aumentar a representatividade. Ele também citou a Bíblia, falando que antes foi o tempo de plantar e agora é o tempo de colher. “Estamos colhendo tudo que plantamos há muito tempo. Quero agradecer a todos que se dedicaram a realizarmos esse sonho, pois tudo que sonhamos juntos vira realidade”, declarou, elencando as várias obras que a atual gestão realizou no bairro.

Já o presidente da Câmara, Ezequiel Ligoski Betim, destacou a diferença que a atual administração vem fazendo em prol da população. “O trabalho de todas as secretarias é muito bom. Nós vereadores nos esforçamos para buscar o melhor da população e temos o apoio do prefeito que nos ouve e faz o melhor para todos. Obrigado prefeito”, agradeceu.

HOMENAGEADO

Sebastião Cordeiro dos Santos nasceu em Reserva, no dia 14 de novembro de 1949. Filho de Antônio Cordeiro dos Santos e Maria Oristalina Ferreira, sendo o sexto filho de uma família de nove irmãos. No dia 30 de dezembro de 1971 casou-se com Nivair Cordeiro dos Santos, tendo seis filhos.

Sebastião teve a oportunidade de trabalhar como professor no ano de 1977, e após trabalhou na Rede Ferroviária de 1978 a 1986.

Em 1993, deu início a um comércio local, na rua Rio Iguaçu e passou a dedicar-se também às demandas da comunidade, sempre buscando melhorias para o bairro Área 3. Ele tinha em mente que, a legalização de uma Associação de Moradores seria ideal para o bairro. Com o passar dos anos foi fundada a Associação dos Moradores com CNPJ e com o apoio de muitos moradores veio a ser Presidente da Associação em questão, pois tinha muita afinidade com a política local.

Lutou bravamente para conseguir abertura de ruas, cascalhamento das ruas existentes, entre outros e um dos sonhos era a construção de um Centro Comunitário, além de um possível asfaltamento das ruas.

Através de sua gestão, como Presidente conseguiu levar para o Bairro Área 3 a primeira Zona Eleitoral, para que os moradores não precisassem se descolocar para o centro da cidade.

Desde que passou a residir no Bairro Área 3, como um visionário que era, achava muito importante que o Bairro tivesse um representante político, ou seja, um vereador, para que junto com o presidente da associação de bairros pudessem buscar com maior força melhorias efetivas.

Sebastião, criou seus filhos com muita honra e honestidade, lutou contra um câncer por três anos e infelizmente partiu em 10 de março de 2013, deixando um legado de amor, esforço, dedicação à família, ao trabalho e à comunidade.