A coleta seletiva de recicláveis em Telêmaco Borba começa nesta segunda-feira (6). O contrato foi assinado pelo prefeito Dr. Marcio Matos e o responsável pela empresa Sematrans no município Yuri Felipe da Cunha, no período da manhã desta segunda. Na sequência a coleta foi iniciada.

A expectativa é de que mensalmente sejam recolhidas aproximadamente 8 toneladas por dia de reciclados que serão encaminhados para a Cooperativa de Reciclagem da cidade.

O caminhão da Coleta Seletiva vai passar pelos bairros da cidade de segunda a sexta das 7 às 17 horas e o lixo deve ser colocado embaixo da lixeira para que os coletores possam identificar o material. As pessoas devem ficar atentas e evitar colocar o reciclado nos mesmos horários da coleta do lixo comum.

O responsável pela empresa, Yuri Felipe, orienta a população para, neste momento de pandemia do Coronavírus, o lixo não deve ser entregue nas mãos do coletor. “Muitas pessoas têm o hábito de entregar diretamente para os coletores, nesse momento, pedimos evitem essa prática para impedir contatos”, explicou.

Com a terceirização do serviço, de acordo com o prefeito Dr. Marcio, a coleta será regular e terá muito mais qualidade, resolvendo a demanda no município. “A vantagem é para todos, teremos uma cidade mais limpa e o destino correto dos reciclados”, frisou.

O Programa Feira do Bem continuará sendo coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, e todo o material trocado será entregue na Cooperativa como já vem sendo feito.

Segundo Yuri, o objetivo da empresa é regularizar o serviço de coleta em no máximo 35 dias. Outra atividade que a empresa pretende é um trabalho de conscientização com as crianças de Rede Pública de Ensino. “Pretendemos fazer um trabalho de divulgação e entrega de cartilhas para as crianças visando a conscientização para a separação do lixo”, ressaltou.

A perspectiva do chefe da Divisão de Serviços Públicos, Deusded de Oliveira Pimenta, é de que o serviço seja regularizado e o problema da coleta seja completamente resolvido com o trabalho da empresa. “Acreditamos que teremos esse serviço funcionando, a coleta terá um horário regular e as pessoas terão a certeza que de o lixo será recolhido”, acrescentou.

Participaram da solenidade a vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) João Henrique Kroll (Ike), o secretário Geral de Gabinete Nando Matos, o secretário de Trabalho e Indústria Convencional Elson Carlos Ferreira e vereadores.