Um evento marcado por lembranças, homenagens e emoção. Assim foi a inauguração da Praça Pedro Cortez que aconteceu na noite de terça-feira (10). Familiares, amigos, conhecidos, pastores e membros da Igreja O Brasil Para Cristo e também de outras igrejas estiveram presentes num evento que atraiu centenas de pessoas.

A praça foi toda reconstruída, num investimento de R$ 450 mil. Ela recebeu pavimentação em paver, plantio de grama, teve o quiosque reformado, quadra de vôlei de areia construída, playground com piso emborrachado, um carrossel e um balanço para pessoas com deficiência, caixas de areia, academias ao ar livre.

Foi aberto um novo lago e realizado a limpeza nos existentes. Foi colocado um deck de madeira contornando um dos lagos e instalados balizadores de LED no piso. Os pergolados foram reformados e construídos com madeira rústica e também foram instalados 50 bancos de madeira, 25 lixeiras e 73 postes com iluminação em LED.

A praça também recebeu paisagismo, com plantio de aproximadamente 200 árvores e jardins. O estacionamento foi readequado para melhor comodidade, tendo acessos especiais para cadeirantes.

CERIMÔNIA

A inauguração começou com o Pastor João Maria Rodrigues, que fez uma oração e também lembrou com carinho do Pastor Pedro. Em seguida, a sobrinha do homenageado, Miriam Cortez e seus filhos Pedro e Pietra, cantaram alguns hinos, que segundo ela o Pastor Pedro gostava muito.

Um dos filhos do Pastor Pedro, o também pastor Dã Cortez, fez um discurso emocionado, principalmente lembrando da sua mãe, Irmã Concilia Gonçalves Cortez, que fazia aniversário no dia da inauguração. “Eu agradeço ao carinho da gestão por inaugurar essa praça numa data especial, que é o aniversário sua esposa, companheira e auxiliadora, que é a mamãe que completa 75 anos. Tudo que ele foi e fez foi porque teve uma mulher como a senhora ao seu lado, que cumpriram a missão que Deus deu nessa Terra”, declarou emocionado. Em seguida os irmãos de Dã, Douglas e Débora, entregaram uma flor para homenagear a Irmã Concilia.

Pastor Dã continuou o seu discurso relembrando do livro que sua mãe escreveu em homenagem ao Pastor Pedro. Denominado “Um Para o Outro e Ambos Para Deus”, e neste livro o filho do homenageado leu depoimentos de conhecidos do Pastor Pedro, na época de seu falecimento, em 30 de abril de 2004. E o depoimento que ele leu foi do Dr. Márcio, o qual nutria profunda admiração e amizade pelo pastor. Em seguida, pastor Dã emocionado, entregou uma edição do livro ao prefeito.

A Irmã Concilia também se mostrou muito feliz com a homenagem. “Eu agradeço ao nosso amigo, o prefeito Dr. Márcio, a todos nossos irmãos que tiveram nessa homenagem, por lembrarem do meu marido e fazer essa inauguração justamente no dia do meu aniversário”, comentou.

Na cerimônia também foi dado a palavra aos pastores Eliseu Cortez e Moisés Cortez, irmãos do Pastor Pedro. Ambos lembraram que seu irmão os colocou no caminho do pastoreio, um indo cumprir sua missão em Tibagi e outro em Londrina. Eles agradeceram ao prefeito pela homenagem e também oraram por Telêmaco Borba.

O legado do Pastor Pedro também foi citado por Célio Henrique, primeiro pastor formado pelo Pastor Pedro, que hoje prega na cidade Jaguariaíva. Ele lembrou os ensinamentos do homenageado e também lembrou de que Pastor Pedro começou a pregar em uma pequena igreja de madeira e depois construiu a maior igreja Evangélica da época, que foi inclusive cartão postal da cidade.

AUTORIDADES

Em seu discurso o prefeito lembrou da sua amizade com Pastor Pedro, de quando foram vereadores nos anos 90 e das experiências que trocaram. “Ele era um homem extraordinário e me ensinou muitas coisas. Eu às vezes agia com impulsividade dentro do quê achava certo na política e ele me aconselhava. E fez eu ser humilde de aprender com os outros, pois às vezes no achamos os donos da razão e não ouvimos as pessoas. Eu aprendi a ouvir a todos, dos mais velhos aos mais jovens, do erudito ao mais simples, pois às vezes são as pessoas mais humildes que tem as soluções para nossos problemas”, apontou.

Dr. Márcio também no início do seu discurso, trouxe do seu lado o menino Igor, que há meses atrás havia lhe enviado uma carta perguntando sobre o parquinho da praça que estava abandonada. “Eu vi aquela carta perguntando: cadê o meu parquinho? Aquilo me tocou muito. Eu prometi que iria fazer e hoje está aqui esse parquinho e a praça. Hoje você está inaugurando esse parquinho”, de dirigiu falando emocionado ao menino, que inclusive descerrou a fita da inauguração, juntamente com o prefeito.

A vice-prefeita, Rita Mara Araújo, se mostrou orgulhosa pela inauguração da praça e agradeceu e elogiou principalmente a Irmã Concilia. “Se Pastor Pedro fez uma família tão linda, uma igreja tão forte, formou tantos líderes espirituais, formou um legado tão grande, é porque ao lado dele tinha uma mulher como a senhora. A força de um casal escolhido por Deus não há o que segure”, declarou, lembrando da sua relação e dos ensinamentos que aprendeu com a Irmã.

O vereador Gilson Pereira dos Santos, que propôs em 2009 homenagear o Pastor Pedro, se disse grato pela obra que estava sendo inaugurada. Ele também agradeceu aos vereadores e funcionários públicos que trabalharam para que a obra pudesse ser construída. “Os ensinamentos do Pastor Pedro nos deixaram um legado. Eu agradeço muito à família do Pastor Pedro, à Igreja Brasil Para Cristo e a todos os evangélicos”, finalizou, desejando um Feliz Natal a todos.

O presidente da Câmara, Ezequiel Ligoski Betim, também fez menção aos 13 vereadores, que colaboram favoravelmente aos projetos da Prefeitura. Ele também citou a importância do Pastor Pedro para a cidade e declarou: “é necessário que os governos escutem mais as igrejas, pois elas sempre buscam o caminho do bem”, afirmou.

O presidente do bairro Cem Casas, Geovane Ferraz, representou o seu bairro e também os presidentes do Centro e do BHN. “Estou muito agradecido a essa gestão por todas as obras que tem feito. Essa praça está linda e peço que todos colaborem para cuidar dessa linda obra. Que todos possam usufruir muito bem dela”, comentou.

HOMENAGEADO

Pedro Cortez foi o terceiro filho de Manoel e Georgina Cortez, nasceu em Centenário do Sul, em 14 de outubro de 1948. Quando completou 2 anos de idade, a família Cortez mudou-se para Cianorte. Em sua infância, com 8 anos de idade contraiu uma enfermidade que o abatia com frequentes convulsões. Seus pais sabendo dos poucos recursos financeiros da família, bem como da medicina se apegaram a fé em Deus para obter sua cura. “Sempre que minha consciência voltava depois dos ataques epiléticos, a primeira coisa que eu ouvia era a voz da minha mãe ou do meu pai que estavam orando por mim e rogando a Deus que me curasse.” – contava ele.  Esta luta perdurou por 10 anos. Quando completou seus 18 anos, foi totalmente curado de forma sobrenatural pelo poder de Deus.

Agora curado, o jovem Pedro Cortez sentia-se vocacionado a anunciar a outros o amor e o poder deste Deus maravilhoso. Tornou-se líder de jovens e pregador do evangelho. Aos 20 anos era conhecido por todo o norte do Paraná, onde, em suas pregações, o Senhor Jesus o usava com sabedoria na Palavra e poder para curar enfermos.

No dia 28 de julho de 1973, com 24 anos de idade, casou com Concília Gonçalves Cortez, e em 9 de janeiro de 1974 deixou a cidade de Cianorte, vindo com sua esposa para Telêmaco Borba. Um jovem casal com grandes desafios para enfrentar.

Encontrou em Telêmaco Borba uma pequena igreja com apenas 10 membros. Porém, havia em seus corações a fé de que Deus os enviara.

Ainda no ano de 1974, no mês de junho nasceu o primeiro filho do casal – Douglas Gonçalves Cortez. Em setembro de 1976, foram presenteados por uma menina – Débora Gonçalves Cortez. E, em julho de 1978, o terceiro e último filho, Dã Gonçalves Cortez.

Não foi só a família que cresceu neste período. Seu trabalho pastoral também começou a ser reconhecido e respeitado e Pastor Pedro se tornou um líder espiritual na cidade de Telêmaco Borba. O pequeno templo que realizava os cultos começou a ficar pequeno para o grande número de pessoas que vinham para adorar a Deus, ouvir suas pregações e receber suas orações.

Em fevereiro de 1980 iniciou um programa na rádio local. Programa “A voz do Brasil para Cristo”, que ia ao ar diariamente das 6:30 às 7:00 horas, onde anunciava o amor de Deus e convidava os ouvintes para os cultos que realizava. Foi pioneiro nesta estratégia de evangelização na cidade de Telêmaco Borba.

No ano de 1982 a política partidária surgiu como um novo desafio, o qual Pastor Pedro aceitou e, em 15 de novembro foi eleito com expressiva votação para o cargo de vereador. Sendo eleito presidente da câmara em 1987, nesta ocasião foi autor do projeto de Lei que concedeu ao Dr. Horácio Klabin o “Título de Cidadão Benemérito de Telêmaco Borba”. Exerceu mais duas legislaturas, sendo reeleito nas eleições de 1988 e também nas eleições 1996, quando foi o segundo vereador mais votado. Soube conduzir com honra e honestidade as três legislaturas que os eleitores de Telêmaco Borba lhe concederam junto à câmara municipal.

Durante este período não foi só na carreira político partidária que se destacou. Pedro Cortez tornou-se um líder religioso de muito apreço e respeito, não só pelos fiéis que o acompanhavam, mas, inclusive por aqueles de outras confissões religiosas, que viam nele um homem honesto e guiado por Deus.

Em outubro de 1993 inaugurou, na ocasião, o maior templo evangélico da cidade, na Av. Chanceler Horácio Laffer, onde milhares de pessoas se reuniam para cultuar à Deus com ele. Além disso, construiu mais oito templos nos bairros, com o objetivo de atender os fiéis mais próximo de suas casas nos cultos dos dias de semana.

Em sua vocação pastoral foi um líder não apenas para a cidade de Telêmaco Borba, mas também para o estado do Paraná, formando e enviando pastores para outras cidades.

Sem sombra de dúvidas, a vida religiosa de Telêmaco Borba foi impulsionada e ganhou novo dinamismo com o trabalho e a pessoa de Pedro Cortez. Em seus 30 anos de trabalhos prestados, podemos dizer, sem medo de errar, que seu legado dividiu a história religiosa desta cidade.

No dia 30 de abril de 2004, Pastor Pedro Cortez encerrou sua jornada terrena e seu trabalho que desempenhou com tanto amor e dedicação. Faleceu no Hospital Evangélico de Curitiba, vítima de uma infecção generalizada que contraiu após uma cirurgia intestinal.

No dia 1 de maio de 2004, feriado do Dia do Trabalhador, a cidade de Telêmaco Borba parou para dar seu adeus e prestar suas homenagens a este grande homem que lhe serviu com tudo que era, tinha e podia. Um líder religioso e político, um administrador visionário, um esposo e pai insubstituível. Este homem deixou uma história de belas realizações que marcou a cidade de Telêmaco Borba.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba