A Administração Municipal entrega à população nesta terça-feira, 10 de dezembro, às 19 horas, uma de suas mais importantes obras, a reconstrução da Praça Pastor Pedro Cortez, localizada no bairro Cem Casas.

O valor aplicado na reconstrução da praça que possui a extensão de 20.058 metros quadrados foi de R$ 450 mil com recursos próprios da municipalidade.

“Convido a nossa população para prestigiar este momento grandioso para Telêmaco Borba. A Praça Pastor Pedro Cortez será um de nossos cartões postais e certamente um local em que as famílias visitarão diariamente para passar momentos felizes. Estamos dando uma nova roupagem para cidade, espaços para convivência e lazer”, ressaltou o prefeito Dr. Marcio Matos.

Foram meses de trabalho, etapas que se iniciaram com a solução de uma grande cratera, a qual estaria colocando em risco a integridade física dos munícipes que ali frequentavam, sendo necessária a reconstrução de uma galeria de águas pluviais adequadas.

Após sanar este dano, iniciaram-se as fases de melhorias com a revitalização geral com o plantio de grama em toda a área, totalizando 10.972 metros quadrados. Totalmente pavimentada com paver numa área de 4.435 metros quadrados.

Houve a reforma total do quiosque, construção de quadra de vôlei de areia, instalação de play ground sobre o piso emborrachado e a colocação de um carrossel e balanço para pessoa com deficiência. Construção de caixas de areia junto ao play ground.

Abertura de um novo lago e limpeza dos existentes.

Implantação de um deck de madeira contornando um dos lagos e instalação de balizadores de led no piso.

Instalação de 30 aparelhos de academia ao ar livre que vai beneficiar crianças, adultos e pessoa com deficiência.

Reforma e construção de pergolados com madeira rústica na extensão central da praça.

O local foi contemplado com 50 bancos de madeira e 73 postes de iluminação com led.

Para complementação a praça recebeu paisagismo com a arborização, aproximadamente 200 árvores e jardins e instalação de 25 lixeiras.

O estacionamento para visitação foi totalmente readequado para melhor comodidade, tendo acessos especiais para cadeirante.

Praça Pedro Cortez

O prefeito Dr. Marcio Matos por meio do Decreto 26092, de 18 de setembro de 2019, que no artigo primeiro atesta que fica denominado de Praça Pastor Pedro Cortez, o espaço público situado entre as Avenida Euclides Bonifácio Londres, Av. Nossa Senhora Aparecida e Rua Independência, no município de Telêmaco Borba, Estado do Paraná.

Considerando que no ano de 1982 o Pastor Pedro Cortez foi eleito para o cargo de vereador em nosso município, sendo eleito presidente da câmara em 1987, ocasião em que foi autor do projeto de Lei que concedeu ao Dr. Horácio Klabin o “Título de Cidadão Benemérito de Telêmaco Borba”, e que exerceu mais duas legislaturas, sendo reeleito nas eleições de 1988 e também nas eleições 1996, quando foi o segundo vereador mais votado, conforme consta no histórico.

Histórico - Pedro Cortez

“Praça Pastor Pedro Cortez”

Terceiro filho de Manoel e Georgina Cortez, nasceu em Centenário do Sul, em 14 de outubro de 1948. Quando completou 2 anos de idade, a família Cortez mudou-se para Cianorte. Em sua infância, com 8 anos de idade contraiu uma enfermidade que o abatia com frequentes convulsões. Seus pais sabendo dos poucos recursos financeiros da família, bem como da medicina se apegaram a fé em Deus para obter sua cura. “Sempre que minha consciência voltava depois dos ataques epiléticos, a primeira coisa que eu ouvia era a voz da minha mãe ou do meu pai que estavam orando por mim e rogando a Deus que me curasse.” – contava ele.  Esta luta perdurou por 10 anos. Quando completou seus 18 anos, foi totalmente curado de forma sobrenatural pelo poder de Deus.

Agora curado, o jovem Pedro Cortez sentia-se vocacionado a anunciar a outros o amor e o poder deste Deus maravilhoso. Tornou-se líder de jovens e pregador do evangelho. Aos 20 anos era conhecido por todo o norte do Paraná, onde, em suas pregações, o Senhor Jesus o usava com sabedoria na Palavra e poder para curar enfermos.

No dia 28 de julho de 1973, com 24 anos de idade, casou com Concília Gonçalves Cortez, e em 9 de janeiro de 1974 deixou a cidade de Cianorte, vindo com sua esposa para Telêmaco Borba. Um jovem casal com grandes desafios para enfrentar.

Encontrou em Telêmaco Borba uma pequena igreja com apenas 10 membros. Porém, havia em seus corações a fé de que Deus os enviara.

Ainda no ano de 1974, no mês de junho nasceu o primeiro filho do casal – Douglas Gonçalves Cortez. Em setembro de 1976, foram presenteados por uma menina – Débora Gonçalves Cortez. E, em julho de 1978, o terceiro e último filho, Dã Gonçalves Cortez.

Não foi só a família que cresceu neste período. Seu trabalho pastoral também começou a ser reconhecido e respeitado e Pastor Pedro se tornou um líder espiritual na cidade de Telêmaco Borba. O pequeno templo que realizava os cultos começou a ficar pequeno para o grande número de pessoas que vinham para adorar a Deus, ouvir suas pregações e receber suas orações.

Em fevereiro de 1980 iniciou um programa na rádio local. Programa “A voz do Brasil para Cristo”, que ia ao ar diariamente das 6:30 às 7:00 horas, onde anunciava o amor de Deus e convidava os ouvintes para os cultos que realizava. Foi pioneiro nesta estratégia de evangelização na cidade de Telêmaco Borba.

No ano de 1982 a política partidária surgiu como um novo desafio, o qual Pastor Pedro aceitou e, em 15 de novembro foi eleito com expressiva votação para o cargo de vereador. Sendo eleito presidente da câmara em 1987, nesta ocasião foi autor do projeto de Lei que concedeu ao Dr. Horácio Klabin o “Título de Cidadão Benemérito de Telêmaco Borba”. Exerceu mais duas legislaturas, sendo reeleito nas eleições de 1988 e também nas eleições 1996, quando foi o segundo vereador mais votado. Soube conduzir com honra e honestidade as três legislaturas que os eleitores de Telêmaco Borba lhe concederam junto à câmara municipal.

Durante este período não foi só na carreira político partidária que se destacou. Pedro Cortez tornou-se um líder religioso de muito apreço e respeito, não só pelos fiéis que o acompanhavam, mas, inclusive por aqueles de outras confissões religiosas, que viam nele um homem honesto e guiado por Deus.

Em outubro de 1993 inaugurou, na ocasião, o maior templo evangélico da cidade, na Av. Chanceler Horácio Laffer, onde milhares de pessoas se reuniam para cultuar à Deus com ele. Além disso, construiu mais oito templos nos bairros, com o objetivo de atender os fiéis mais próximo de suas casas nos cultos dos dias de semana.

Em sua vocação pastoral foi um líder não apenas para a cidade de Telêmaco Borba, mas também para o estado do Paraná, formando e enviando pastores para outras cidades.

Sem sombra de dúvidas, a vida religiosa de Telêmaco Borba foi impulsionada e ganhou novo dinamismo com o trabalho e a pessoa de Pedro Cortez. Em seus 30 anos de trabalhos prestados, podemos dizer, sem medo de errar, que seu legado dividiu a história religiosa desta cidade.

No dia 30 de abril de 2004, Pastor Pedro Cortez encerrou sua jornada terrena e seu trabalho que desempenhou com tanto amor e dedicação. Faleceu no Hospital Evangélico de Curitiba, vítima de uma infecção generalizada que contraiu após uma cirurgia intestinal.

No dia 1º de maio de 2004, feriado do Dia do Trabalhador, a cidade de Telêmaco Borba parou para dar seu adeus e prestar suas homenagens a este grande homem que lhe serviu com tudo que era, tinha e podia. Um líder religioso e político, um administrador visionário, um esposo e pai insubstituível. Este homem deixou uma história de belas realizações que marcou a cidade de Telêmaco Borba.

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba