A Prefeitura de Telêmaco Borba iniciou nesta semana a conclusão da segunda etapa do Programa Ilumina Telêmaco, que trocará as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, gerando mais luminosidade e economia.

A conclusão dessa etapa compreende a finalização das trocas nos bairros Área 03 e Área 06, além das trocas no bairro Jardim Bandeirantes.  Ao todo no final desta fase serão investidos R$ 400 mil em aproximadamente 400 lâmpadas trocadas.

Nesta segunda etapa foram investidos aproximadamente R$ 1.200.000,00 na troca de iluminação nos bairros Jardim Alegre, Área I, Vila Ozório, Parque Limeira Área II, São Silvestre, Jardim América, São João, Área VII, Área VI, Área III, Jardim Bandeirantes I e II que foram contemplados com luminárias de LED com aproveitamento do posteamento existente. A segunda etapa do Programa Ilumina Telêmaco substituirá 1.340 luminárias.

De acordo com o prefeito, Dr. Márcio Matos, assim que termine essa etapa, ele já assinará a autorização para início da terceira, que será a penúltima etapa do Ilumina Telêmaco. “Nossa intenção é deixar a cidade com 100% de lâmpadas LED”, informou. Os recursos de todo o programa são de R$ 5 milhões. A primeira etapa beneficiou 26 bairros e implantou 1.797 nova luminárias.

Os bairros terão substituição das luminárias com lâmpadas de Vapor de Sódio e Vapor de Mercúrio por Luminárias de LED que vai trazer mais luminosidade para as ruas dos bairros e com isso mais segurança. Outra vantagem das luminárias de LED é a economia.

O prefeito ressaltou que a nova iluminação dará um enorme ganho de qualidade e economia. “Isso é política pública de qualidade, uma vez que dá a luminosidade extraordinária para o município e gera economia em torno de R$ 100 mil por mês para os cofres do município. Esse programa no final sairá a custo zero para o município”, destacou, falando sobre a economia.

O secretário Geral de Gabinete, Nando Matos, “pouquíssimos municípios no Brasil fazem um investimento tão grande, como estamos fazendo nesses dois anos. Com esse investimento de hoje vamos chegar a R$ 3 milhões de investimento e mais de 3 mil luminárias trocadas. Vamos contemplar todo o município com iluminação de LED”, alegou. O secretário também ressaltou a sensação de segurança que a iluminação traz. “É uma grande ação de segurança pública. Onde há luz, a criminalidade se afasta”, finalizou.