A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba inaugurou na manhã de quarta-feira (08), a reforma e ampliação do Canil Municipal. Ao todo foram investidos R$ 57.115,00 na obra, que foi construída em dezembro de 2011.

A reforma compreendeu a sala de atendimento para os animais, sala de higienização, sala de atendimento para cães e gatos, área para centro cirúrgico, recepção, nas 10 baias para os cães, construção de 15 gaiolas para os felinos e um solário.

A área que recebeu a reforma abrange 272,15 metros quadrados, enquanto que a área nova construída será de 27,22 metros quadrados, totalizando 299,37 metros quadrados.

De acordo com o prefeito, Dr. Márcio Matos, a administração procura sempre fazer as coisas bem-feitas. “Nós temos o compromisso com a população de fazermos os atendimentos necessários. Nós temos aqui pessoas abnegadas, que se dedicam aos animais, que vem espontaneamente cuidar dos gatos e cachorros. Nós estamos dando condições, demos o Castramóvel e pretendemos que as castrações sejam feitas no canil”, declarou.

Márcio também citou que as castrações podem ser feitas em mutirão ou clínicas. “E aqui também serve para que os animais se recuperem. Enfim, damos atendimento necessário para essa demanda”, comentou, citando também que todo o serviço que a Prefeitura faz com recursos próprios ou em parceria, ele exige que tenha uma prestação de contas transparente.

A vice-prefeita, Rita Mara Araújo, lembrou da construção do canil, em 2011, e citou que nesse mandato as políticas públicas estão sendo resgatadas. “Nós temos um compromisso com a comunidade, com as famílias, com esses animais abandonados, maltratados, é um problema de ordem sanitária e social. Nós estamos resgatando através do programa do Melhor Amigo o controle da população de cães”, afirmou, contando que estão buscando parcerias com faculdades para mutirão de castração de cães e gatos.

A vereadora, Elis Saldivar, falou da sua luta para a reforma do canil. “No início do mandato eu brigava muito por esse canil. Muitas pessoas questionavam sobre o abandono do local, que os animais não recebiam o tratamento adequado e hoje me deparo com essa estrutura toda revitalizada e vejo que valeu a pena a nossa luta. Nós fizemos nossa parte de cobrar e fomos atendidos”, comentou, parabenizando todos que participaram da obra.

O secretário da Câmara Municipal, vereador Renato Bahena, citou o nome de todos os vereadores que colaboraram para aprovação de projetos, como o da reforma do canil. “Nós ajudamos fazendo nossa parte. E fomos agraciados pelo prefeito Dr. Márcio com essa obra que beneficia os animais de nossa cidade”, finalizou.