A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), iniciou no dia 23 de setembro (sábado) uma obra de recuperação ambiental, atrás do conjunto Tibagi, ao lado do CT Jair Neves (campo de futebol), na área central de Telêmaco Borba.

A medida partiu do secretário de Obras João Henrique Kroll (Ike), após uma avaliação da área de preservação ambiental (APP), com o aval do prefeito Dr. Marcio Matos.

De acordo com a engenheira florestal da Prefeitura, Sônia Castanho, o local estava acumulando lixo e se transformando em um aterro, com aparência de área totalmente degradada.

“Estava tomando todo o espaço de área de preservação. Iniciamos a limpeza com retirada do lixo, arrumar o talude, e posteriormente iremos plantar grama para contenção e reposição de árvores, construção de espaço de lazer, transformando o local em um recanto para as famílias aproveitarem seus finais de semana e feriados”, explicou Sonia.

Em relação a nascente existente na área, esta deve ser recuperada no seu entorno. Está sendo feito o estudo para o aproveitamento do volume de água vertente no local ou será canalizado e direcionado ao rio existente.

O projeto está dividido em três etapas, a primeira correspondente a limpeza total da área, a segunda o plantio, cobertura do talude, nivelamento da área para destinação das estruturas de lazer, finalização da recuperação da nascente e a terceira e última etapa, a construção de estruturas para as áreas de lazer.

“A parte de limpeza está 70% pronta. Na próxima semana, dependendo das condições climáticas, serão retomadas as obras finalizando a limpeza restante do talude, adequação das espécies arbóreas existentes no local e replantio de espécies frutíferas nativas e espécies próprias para sombreamento”, finaliza Sônia.

Foto – Equipe da SMOSP trabalha na limpeza de área de preservação ambiental existente próximo ao Conjunto Residencial Tibagi, no Centro de Telêmaco Borba.