O primeiro semestre de 2022 foi positivo para o Programa Feira do Bem. Mais de 880 toneladas de lixo reciclável foram entregues e destinadas corretamente.

Em alimentos, a Feira entregou 294 toneladas nos seis primeiros meses do ano, beneficiando famílias município.

Distribuída em 24 pontos de entrega, a Feira do Bem, tem usuários fiéis, como é o caso do menino Arthur Santos de 3 anos. Todas as quartas-feiras que o caminhão de frutas e verduras chega na Vila Osório, Arthur Santos, pega seus reciclados separados e vai fazer a troca com a mãe. “Eu gosto de comer banana, repolho, mamão e batata da feira”, disse.

A mãe relata que Arthur fica no portão de casa aguardando o caminhão da Feira chegar para em seguida ir para a fila. “Ele gosta muito de ir e leva a sua própria sacolinha de reciclado para pegar a banana, agora compramos um carrinho para ele“, contou Fabiane Cristina Santos, relatando que ele rejeita as frutas e verduras compradas no mercado.

Fabiane relatou que Arthur foi acostumado pela babá e incentivado pela família a fazer a reciclagem para trocar pelos alimentos. “A semana da Feira temos que ter o reciclado para o Arthur levar, senão precisamos recorrer aos parentes e amigos para que ele possa ir buscar a banana”, disse.

A coordenadora das entregas, Patrícia Fernandes, comentou que a população já se habitou ao Programa e o número de participantes tem aumentado a cada semana. “A nossa média de público é de aproximadamente 550 pessoas por dia de programa, mais de 1600 por semana”, frisou.

Na avaliação da coordenadora, a procura maior pelo programa se dá por alguns fatores. O primeiro a conscientização da população da importância da separação do lixo para o meio ambiente, a reformulação no atendimento e a organização do Programa. “Esses fatores aumentaram a procura pela troca do reciclado pelos alimentos. Acreditamos que a organização e a forma mais humanizada que estamos atendendo também tenham atraído mais pessoas”, acrescentou.

Outro ponto importante lembrado por Patrícia é a questão do meio ambiente. “Temos acompanhado os bairros e percebemos que já não há tanto lixo espalhado pelas ruas. Na Marinha, houve uma grande redução de garrafas pets na beira do rio”, relatou. Ela disse que a Cooperativa de Reciclado também está sendo beneficiada, pois o material trocado e enviado para a reciclagem é de melhor qualidade. “Com esse trabalho estamos contribuindo com o meio ambiente, com a comunidade e com os cooperados que trabalham na Cooperativa”, destacou. São aproximadamente 60 pessoas envolvidas no trabalho de reciclagem.

Patrícia ressaltou que a Administração está estudando a ampliação da Feira para atender à solicitação das comunidades. “Toda a equipe está engajada para no futuro aumentarmos os bairros de atuação e os pontos de entrega, porém, para isso precisamos realizar um estudo e planejamento”, finalizou.

 Feira do Bem

O Programa Feira do Bem tem o objetivo melhorar o meio ambiente evitando que materiais recicláveis sejam jogados nos rios, córregos e matas. O projeto também quer alimentar a população com alimentos produzidos pela agricultura familiar de Telêmaco e região e melhorar a qualidade do material reciclado que é destinado para as cooperativas.

Para cada 9 quilos de reciclagem entregue, a pessoa recebe 3 quilos de alimentos (frutas e verduras). São recebidos papel, plástico, garrafas pets, embalagens em geral, vidro, latas e outros). O máximo que uma pessoa pode trocar são 45 quilos de reciclagem, que rendem 15 quilos de alimentos.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba