A maioria das solicitações foi referente a serviços destinados à Secretaria de Obras

Mais de 1.100 indicações da Câmara Municipal foram encaminhadas ao Executivo no ano passado. As solicitações dos vereadores vão desde limpeza de vias públicas até asfalto. Pavimentação, calçamento poliédrico, recape e lama asfáltica lideram as reivindicações. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) é a que mais recebe pedidos de serviços. Das 1.149 indicações feitas em 2011, 895 foram destinadas a Obras, sendo que 285 foram referentes a asfalto, recape, lama asfáltica, calçamento poliédrico, tapa buracos, patrolamento e cascalhamento.
As indicações são encaminhadas às Divisões para estudo e realização do serviço. Segundo o secretário municipal de Obras, José Reinaldo Antunes, todas as indicações são avaliadas, o atendimento depende de uma série de fatores. Orçamento para realização de recapes e asfalto para ruas do centro e dos bairros é um desses fatores. "Recebemos esse ano as indicações para asfalto e recapes sem que houvesse nada proposto no orçamento, e sem recursos fica difícil atender tantas demandas", explica o secretário, lembrando que a Prefeitura tem um programa de melhorias das vias do centro e dos bairros.
Somente no ano passado foram mais de R$ 5 milhões de investimentos para melhorar as condições de aproximadamente 100 ruas e avenidas. "Nós procuramos atender todas as regiões sem distinção, desde o centro até a periferia", acrescenta o secretário.
Os vereadores também indicaram à Administração serviços de limpeza, meio-fio, lombadas, tampas de bueiros, podas de árvores, retiradas de galhos, pintura, colocação de placas, iluminação pública, lixeiras, construções de galerias e centenas de outros, incluindo até a dedetização de bueiros.
A grande quantidade de pedidos, na avaliação do secretário, poderia ser reduzida, uma vez que pedidos simples poderiam ser feitos diretamente nas Divisões, tais como troca de lâmpadas, limpeza de vias e colocação de lixeiras. "Esses serviços são constantes na Secretaria e poderíamos evitar a burocracia", ressalta enfatizando que boa parte das indicações são possíveis de ser solicitadas por qualquer cidadão, sem a necessidade de intervenção do vereador.
José Reinaldo frisa que a grande maioria das indicações faz parte do cronograma de trabalhos da SMOSP e lembra ainda que todas as segundas- feiras é feita uma reunião com as divisões para o planejamento das ações a serem desenvolvidas ao longo da semana. E a agenda é disponível a toda a comunidade.

Telefones úteis
3271-4180 (podas de árvores, coletas de grama e material reciclável)
3904-1588 (cemitérios e coleta de lixo doméstico)
3904-1592 (troca de lâmpadas)