O prefeito Dr. Marcio Matos e a vice-prefeita Rita Araújo inauguraram nesta terça-feira (3), na presença de autoridades municipais, o Centro Educacional Gastronômico de Telêmaco Borba (CEG-TB).

O CEG recebeu investimentos na ordem de R$ 50 mil. O barracão, localizado no bairro Jardim Bandeirantes, próximo à entrada de acesso a empresa Braslumber, foi adaptado e equipado com uma cozinha completa e estruturada para a realização de cursos de culinárias nos mais diversos tipos de pratos.

Para o Dr. Marcio, recuperar um espaço que estava sem utilidade e otimiza-lo é uma forma de gestão, cuidado com os bens públicos e a tendência será ampliá-lo dando condições para que mais pessoas possam fazer uso. “Sinto-me feliz pelo que está acontecendo em nossa cidade, que estas ações beneficiem a população com estes cursos de culinária e que possamos gerar mais emprego e renda em Telêmaco Borba”.

O espaço tem capacidade para atender turmas de até 20 pessoas, possui salas para as aulas teóricas e é disponibilizado para cursos atendendo as pessoas que trabalham no segmento de alimentos, como venda de lanches, bolos, encomenda para festas e outros alimentos e querem aprimorar seus conhecimentos.

A vice-prefeita Rita destacou o olhar humanitário da administração em suas obras. “É mais um espaço de qualificação para nossa população. E a secretaria de Indústria tem sido uma parceira do nosso trabalho, quando oferece cursos e reserva uma cota para nós. Porque assistir quem mais precisa, tirar as pessoas de um estado de pobreza e oportunizar condições de trabalho e renda fazem toda uma diferença, e é justamente isso que o prefeito Dr. Marcio tem se preocupado”, reforçou.

O CEG também vai atender aqueles que queiram iniciar um trabalho no segmento de alimentos. Para esses serão disponibilizados cursos básicos de culinária e de gestão.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Ezequiel Ligoski Betim diversas ações positivas têm sido feitas no município nesses últimos anos. “Essa gestão tem sido realmente abençoada por Deus, com obras que atendem as necessidades do povo. Que este local possa ser útil para formação de profissionais que tenham condições de montar o seu próprio negócio”.

Os cursos ofertados, atualmente um total de nove, são gratuitos e já estão sendo ministrados no CEG.

A programação de cursos para 2020 está sendo elaborada e a intenção é que as primeiras turmas sejam iniciadas em fevereiro. As inscrições, pela Agência do Trabalhador, serão divulgadas, assim que a agenda estiver pronta.

Para o secretário municipal do Trabalho e Indústria Convencional, Elson Carlos Ferreira, o Centro é uma grande oportunidade de qualificação para a comunidade. “Enalteço o trabalho do prefeito Dr. Marcio que tem essa visão de futuro para a nossa cidade e o apoio que recebo da minha equipe de trabalho e posso garantir que muito ainda iremos fazer para beneficiar a população”.

Participaram do ato inaugural o ex-prefeito Dr. Eros Danilo Araújo, os secretários municipais João Henrique Kroll, Ikê (Obras), Cleverson Silva dos Santos (Assistência Social),Antonio Trindade (Planejamento), os vereadores Cesinha Marcondes, Elis Saldivar, Renato Bahena, Maurício de Castro, Gilson dos Santos, Anderson Antunes (Japão), Miltinho Machado e Anezio 'Pelanca'. Prestigiaram também o chefe do escritório da Emater, Carlos Alberto Merhy Filho e técnico de relações com o mercado do SENAC, Jessé Gutierre.

Após a solenidade os presentes puderam saborear as delícias culinárias produzidas pelos alunos do CEG com a famosa comida de boteco, e alguns itens que foram altamente aprovados como uma coxinha de mandioca salsa, bolinho de abóbora com carne seca, pão de queijo e um irresistível caldinho de feijão com pão.

O Centro Educacional Gastronômico de Telêmaco Borba (CEG-TB) é uma realização da Prefeitura por meio da Secretária Municipal do Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC) e está localizado na margem leste da PR 160 com a Rua Projetada B, no Jardim Bandeirantes, próximo à entrada de acesso a empresa Braslumber.

Iguarias produzidas pelos alunos do Centro Educacional Gastronômico de Telêmaco Borba (CEG-TB).