A Prefeitura de Telêmaco Borba vai inaugurar nesta terça-feira (3) o Centro Educacional Gastronômico (CEG). A solenidade está programada para às 16 horas, na margem leste da PR 160 com a Rua Projetada B, no Jardim Bandeirantes.

O CEG teve um investimento aproximado de R$ 50 mil e o barracão foi adaptado e equipado com uma cozinha completa e estruturada para a realização de cursos de culinárias nos mais diversos tipos de pratos.

O espaço tem capacidade para atender turmas de até 20 pessoas, possui salas para as aulas teóricas e é disponibilizado para cursos atendendo as pessoas que trabalham no segmento de alimentos, como venda de lanches, bolos, encomenda para festas e outros alimentos e querem aprimorar seus conhecimentos.

O CEG também vai atender aqueles que queiram iniciar um trabalho no segmento de alimentos. Para esses serão disponibilizados cursos básicos de culinária e de gestão.

Os cursos são gratuitos e já está em funcionamento. Nove cursos já foram realizados no CEG.

A programação de cursos para 2020 está sendo elaborada e a intenção é que as primeiras turmas sejam iniciadas em fevereiro. As inscrições (Agência do Trabalhador) serão divulgadas, assim que a agenda estiver pronta.

Para o secretário municipal do Trabalho e Indústria Convencional, Elson Carlos Ferreira, o Centro é uma grande oportunidade de qualificação para a comunidade. “O setor de alimentos é sempre a primeira opção para aqueles que perdem seus empregos e precisam de uma renda rápida. As donas de casa fazem doces e salgados por encomenda para reforçar o orçamento doméstico e, o CEG vem contribuir para a profissionalização desse segmento”, enfatizou.

A falta de espaço para a realização de cursos de alimentação, de acordo com o chefe da Divisão de Desenvolvimento Econômico, Josemir Zanetti, era uma dificuldade. “O CEG será um grande diferencial, pois poderemos realizar capacitação o ano todo, inclusive atendendo necessidade do comércio local em formação de mão de obra”, frisou.

O Centro Educacional Gastronômico (CEG) é uma realização da Prefeitura por meio da Secretária Municipal do Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC).