A Prefeitura realizou na noite de quarta-feira (30) uma confraternização com os formandos em cursos realizados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com o Senai, durante os anos de 2018 e 2019.

Durante a cerimônia, o chefe da Divisão de Desenvolvimento Econômico, Josemir Zanetti, apontou dados dos cursos e informou que na atual gestão, desde 2017, mais de 1.500 pessoas foram formadas em cursos de qualificação. “Mesmo com o país em crise, nós continuamos capacitando, com cursos todos gratuitos, subsidiados pela Prefeitura. Ao todo foram investidos mais de R$ 1 milhão em qualificação”, comentou, acrescentando que a SMTIC trabalha para criar uma monitoria de aceleração de Startups. “Queremos transformar boas ideias em grandes empresas. Capacitar pessoas para serem empresários também”, afirmou.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, fez um discurso emocionado, onde contou de sua vida, das dificuldades da sua família na infância. Contou de quando seu pai começou na empresa de pneus Firestone, e graças a sua força de vontade e aos cursos que fez com o Senai, se aposentou como chefe da Oficina Mecânica. “Nós temos que evoluir, como ser humano, na sociedade. Não podemos deixar de ser humildes para aprender, porque alguma pessoa mais simples tem muito a nos ensinar. E eu quero ser humilde e trazer muito mais para Telêmaco Borba. Quero mudar nossa cidade através da educação. Nós já temos 38 obras prontas, desde que assumi, mas não vou sossegar enquanto não ver nossas crianças bem, com um ensino excelente e evoluindo, se tornando pessoas melhores”, discursou.

O secretário municipal de Trabalho e Indústria Convencional, Elson Carlos Ferreira, destacou a importância de se oferecer capacitação para os moradores de Telêmaco Borba. “Para nós é importante que eles estejam preparados para as oportunidades que a cidade oferece. Assim eles terão mais qualidade de vida e conseguirão realizar seus objetivos”, comentou.

Durante a cerimônia também foi apresentado um vídeo onde os ex-alunos e professores do Senai contaram suas experiências de estudo e profissionais. Wanderley Aparecido da Silva (eletricista), Roger Rubik (aprendizado industrial), Jason Mateus (técnico em celulose e papel), Carlinhos Silva Negreiros (mecânico industrial e sua filha Janaína (professora no Senai), Lourival Augusto Teixeira (mecânico) contaram suas experiências.

O gerente do Senai de Telêmaco Borba, Carlos Alberto Jakovacz, mostrou sua satisfação em ter uma parceria com a Prefeitura e poder ofertar qualificação para as pessoas. “Nós temos uma aliança com a Prefeitura, na qual oferecemos qualificação e podemos assim mudar a vida das pessoas”, comentou. O Carlos também citou a história do Senai, que chegou antes de a cidade se emancipar. “Em 1962 tivemos a primeira turma com 16 matrículas e no nosso auge em 2014 foram 15 mil matrículas. Em todos esses anos foram 130 mil matrículas na cidade. Ouso dizer que não há no Paraná uma família em que pelo menos uma pessoa não tenha passado pelo Senai”, desafiou.

O presidente da Câmara, Ezequiel Ligoski Betim, ressaltou a importância da educação como fator de desenvolvimento humano. “É interessante que as pessoas que não podem pagar, a Prefeitura dá o curso e as suas vidas mudam. Não há desenvolvimento sem educação, e eu faço votos que essa parceria seja ampliada”, discursou, ressaltando que a Câmara de vereadores apoia iniciativas como esta.

A vereadora Elis Saldivar também elogiou a formação. “É bom vermos a educação sendo tratada com seriedade. E nós sabemos que o Senai é uma instituição idônea, que representa muito para nossa cidade. Ela permite o crescimento profissional e dá perspectiva de futuro para os cidadãos. Só tenho que parabenizar a todos”, finalizou.

CURSOS MINISTRADOS EM 2018 E 2019

Noções de Mecânica de Motocicletas

37

309

*Ainda estão em andamentos os cursos de Solda, Auxiliar Administrativo e Mecânica.