O prefeito, Dr. Márcio Matos, inaugurou na manhã desta quarta-feira (25), o Espaço Tudo Aqui Empresarial. O moderno local fica no prédio da Rodoviária Municipal e vem melhorar o atendimento às micro e pequenas empresas, buscando centralizar em um único local uma série de serviços voltados para empresas locais.

O espaço é um projeto coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), através do secretário Elson Carlos Ferreira. No Tudo Aqui Empresarial serão disponibilizados os seguintes serviços: Atendimento Orientado da Receita Federal; Sala do Empreendedor; Banco do Empreendedor; Escritório de Compras Públicas; Consultoria Empresarial; Atendimento da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (Acitel); Formação e Capacitação Empresarial; Formalização do Microempreendedor Individual; entre outros serviços.

Além disso, atendendo a uma necessidade dos empresários locais, a SMTIC estará cada vez mais apoiando e realizando curso e oficinas de capacitação, contando com as instituições do Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sest Senat), além do Sebrae, Receita Federal e Acitel.

O prefeito elogiou mais esse avanço da gestão municipal e destacou o crescimento que Telêmaco Borba está tendo, mesmo diante do cenário da economia nacional. “Nós vemos o desenvolvimento da cidade, do empreendedorismo. E temos que os apoiar, com parcerias e fazendo que as ações sejam ampliadas. Estamos recuperando espaços, ruas, fazendo com que nossa sociedade tenha desenvolvimento e empoderamento, com envolvimentos e reponsabilidade. Estamos criando espaços para que as pessoas possam se desenvolver social e culturalmente”, afirmou, acrescentando que pretende usar melhor os espaços da Rodoviária.

Elson contou que o Tudo Aqui Empresarial é um grande anseio dos empresários locais, que assim terão serviços no Espaço, sem precisar se deslocar até Ponta Grossa. “Nossos empresários serão beneficiados, além das pessoas da região, que encontrarão os serviços aqui”, comentou o secretário.

A vice-prefeita, Rita Mara Araújo, destacou os cursos de qualificação para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Quando a pessoa pode sair do lugar comum de depender de benefícios e se qualifica para mercado de trabalho, nós temos muito o que agradecer”, destacou, dando enfoque aos serviços que serão prestados no Espaço, fazendo com que o povo não precise se deslocar para outras cidades.

Durante o evento o Prefeito assinou com o delegado da Receita Federal, Demétrius de Moura Soares, um convênio para um posto da RF no Tudo Aqui Empresarial. “Parabéns ao prefeito e sua equipe. Essa parceria surge num contexto que acontece em toda Receita Federal. Ao longo dos anos oferecemos ferramentas tecnológicas que oferecem comodidades, onde tem diversos serviços. Mas na prática ele procuram o atendimento físico. Essa parceria vai caminhar no sentido de dar mais comodidade ao contribuinte, que não precisará se deslocar. Ele vem no espaço onde encontrará um profissional que estará em contato conosco e oferecerá os serviços”, elogiou o delegado.

O diretor do Senai em Telêmaco Borba, Carlos Alberto Jakovacz, ressaltou a parceria que o Senai tem com a Prefeitura, oferecendo cursos de qualificação. “Estamos juntos nessa ação para termos a alavancagem do setor empresarial. Onde temos ações de uma indústria amplas, mas também outras empresas que fazem a diferença na cidade. Estamos juntos nessa aliança perene para poder alavancar o setor industrial de Telêmaco Borba”, destacou.

O representante do Senac, Jessé Gutierre, salientou que Telêmaco Borba é a cidade que mais demanda serviços da instituição. “É o município que mais executa ações conosco. Eu fico feliz com espaço, pois agrega valor e ajuda o empreendedor. É um exemplo de um espaço bem aproveitado”, parabenizou.

A coordenadora do Sest Senat, Lucimara Braun de Oliveira, falou da oportunidade de ampliar serviços. “Nós queríamos estar mais próximos do setor de transportes. Nós queremos ampliar o atendimento aqui, pois poderemos estar presentes e dar apoio aos empresários da área”, agradeceu.

O chefe da divisão de Desenvolvimento Econômico, Josemir Zanetti, agradeceu a todos os parceiros da Prefeitura e anunciou a criação do Escritório de Compras Públicas. “Ele tem o objetivo de buscar a maior participação dos empresários locais nos processos licitatórios. A prefeitura, anualmente, tem um investimento em compras de produtos no valor de R$ 100 milhões e não passa de 20% as vendas para empresários daqui. Nosso desafio é fomentar isso no empresariado local”, discursou.

O vice-presidente da Acitel, Eraldo Correia de Paula, representou os comerciantes da cidade e elogiou a união entre Prefeitura, Sistema S, Sebrae, Receita Federal. “É bom ver todos unidos num ideal, num rumo. É um começo que dá esperança para empreendedores, empresários. A Acitel tem uma dezena de serviços que prestamos, e agradeço pelo espaço cedido para nós”, alegou.

O presidente da Câmara Municipal, Ezequiel Ligoski Betim, afirmou que a Prefeitura está pensando no futuro. “Nós estamos acompanhando isso. Hoje para o nosso município é muito bom, pois evita o transtorno de se deslocar até Ponta Grossa. O prefeito está tendo essa visão e trazendo coisas boas para o município”, declarou, acrescentando que os municípios vizinhos também serão beneficiados.

O delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Hélder Alves Morais, disse que há tempos o Conselho luta para que as coisas funcionem de forma racional e econômica. “Hoje nós estamos galgando esse resultado que fomos parceiros. Parabéns à Prefeitura e a todos que usarão esse espaço”, afirmou.

Antes dos discursos, o padre Marcos Vinicius realizou uma benção para o local. “É um local onde os cidadãos de Telêmaco Borba possam crescer. Por isso pedimos a benção de Deus, pois com ela tudo vai para frente”, afirmou. Após os discursos, as autoridades descerraram a fita de inauguração.

ASSISTA O VÍDEO DO EVENTO