Fórum de Oportunidades para o Desenvolvimento da Região do Médio Tibagi será no dia 22 na FATEB

O Fórum de Oportunidades para o Desenvolvimento da Região do Médio Tibagi foi um dos assuntos tratados pelo diretor Executivo da Agência Regional de Desenvolvimento do Médio Tibagi Joalmir Pucci e o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano Silvio Barros, no dia 2 de agosto em Curitiba.

Na oportunidade, Joalmir também teve um encontro com o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral Rodrigo Salvadori, reforçando o convite para o Fórum de Oportunidades para o Desenvolvimento da Região do Médio Tibagi previsto para dia 22 de agosto na Faculdade de Telêmaco Borba (Fateb).

Na mesma, também conversou com o presidente da Associação Brasileira da Indústria da Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI) Paulo Pupo, sobre a produção florestal para a indústria da madeira, mercado interno e externo com possibilidades de expansão principalmente para os Estado Unidos e formalizou o convite para a participação no Fórum.

De acordo com Joalmir, o Fórum de Oportunidades para o Desenvolvimento da Região do Médio Tibagi será um momento ímpar para que prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais autoridades possam avaliar o potencial de cada um dos 13 municípios de forma isolada e em bloco. “A partir poderemos criar um documento contendo informações básicas para construção de projetos que sejam convincentes aos empreendedores investirem em nossos municípios, gerando maior desenvolvimento no campo, no comércio e na indústria”, destacou o diretor.

Outro assunto da pauta será sobre o Desenvolvimento Urbano, com a palestra do secretário de Estado Silvio Barros, que esteve recentemente proferindo palestra nos Estados Unidos sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Região do Médio Tibagi conta com os municípios de Rio Branco do Ivaí, Cândido de Abreu, Reserva, Imbaú, Tibagi, Telêmaco Borba, Ortigueira, Curiúva, Figueira, Ventania, Sapopema, São Jerônimo da Serra e Congonhinhas, todos com potencial em todas as atividades rurais, começando pela floresta, agricultura e pecuária, com elevados índices de produtividade. “Essas cidades se destacam pelas florestas exóticas de pinus e eucalipto, soja com títulos de maiores do mundo, sendo que no gado de corte temos destaque como maior rebanho bovino de Estado do Paraná, sem desconsiderar o título da Capital do Tomate, além de grandes produtores de leite e mandioca”, finalizou.

Instituições de ensino como a FATEB, IFPR, SENAI entre outras que fazem parte do Conselho Consultivo da Agência, também estarão presentes. Empresários e convidados poderão manifestar opinião no debate que será realizado no período da tarde.

Autoridades locais, o prefeito Dr. Marcio Matos, o presidente do Conselho de Administração da Agência Daniel Martinez e a diretora Geral da FATEB Paula Pontara também participarão do evento.

8 horas – Credenciamento

8h30 – Abertura do evento

8h50 – Possibilidade para o Desenvolvimento Econômico Regional - Joalmir Pucci

9h40 – Compra e venda de madeira fomento – Carlos Alberto Bernardi (Klabin)