Prefeito Dr. Marcio Matos acompanha a primeira aula da turma

O curso de Manutenção de Máquinas de Costura, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), foi iniciado na segunda-feira (16), na Oficina da Madeira.

A primeira aula teve a presença do prefeito Dr. Marcio Matos que demostrou a emoção ao ver o interesse pela qualificação. “Confesso que estou emocionado por ver pessoas de todas as idades buscando o conhecimento”, disse o prefeito lembrando que seu pai, como a mãe era costureira, por diversas vezes fez manutenções necessária na máquina de costura.

A procura pelo curso foi grande, segundo o secretário de Trabalho e Indústria Convencional Elson Carlos Ferreira. O secretário destacou que estará de imediato fazendo as tratativas necessárias junto ao Senai para realização de novas turmas.

As aulas serão ministradas no período de 16 de maio a 6 de julho, no horário das 18 às 22 horas, na Oficina da Madeira, localizada na Rua Charqueada, 250.

O curso que terá ao final a certificação é gratuito. Serão trabalhados conteúdos teóricos e práticos para os alunos, entre eles identificar mecanismos das máquinas de costura (reta, overloque e galoneira) e suas funções; detectar anomalias no funcionamento das máquinas e defeitos de costura; reparar mecanismos defeituosos da máquina; desmontar a máquina de costura e os acessórios respectivos.

O responsável pela seção de expansão industrial, Josemir Zanetti, ressaltou a importância do curso no município. “A atividade de confecção vem crescendo e há uma grande carência desse profissional”, finalizou.

O curso é o primeiro do município e tem a parceria com o Senai.