A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), em parceria com a Klabin, através do Programa Matas Sociais, desenvolvido em parceria com o Sebrae, está apoiando os familiares locais na adoção de uma técnica inovadora: o plantio com cobertura. Essa técnica tem como objetivo melhorar significativamente o rendimento das plantações de hortaliças, oferecendo benefícios biológicos e ambientais para os produtores.

Na última quarta-feira (31/05), um grupo de produtores da agricultura familiar teve a oportunidade de visitar uma propriedade que utiliza a cobertura com lona no cultivo de hortaliças, como alface, repolho, couve-flor, entre outros. Durante a visita, eles puderam observar de perto os resultados impressionantes alcançados por essa prática inovadora.

TÉCNICA INOVADORA – PLANTIO COM COBERTURA

A técnica consiste em cobrir os canteiros com lonas, proporcionando diversos benefícios às plantas. As lonas operam como uma barreira de proteção, ajudando a controlar as variações climáticas, como chuvas intensas e altas temperaturas. Isso cria um ambiente propício para o desenvolvimento saudável das hortaliças, garantindo um melhor aproveitamento dos nutrientes do solo e estresse hídrico.

Além disso, a cobertura com lona também evita a evaporação excessiva da água do solo, atendendo a necessidade de irrigação frequente. Isso proporciona uma economia de recursos hídricos e um uso mais eficiente da água, esperançosamente para a sustentabilidade da produção agrícola.

Outro benefício importante da cobertura com lona é o controle de ervas daninhas. A lona impede que a luz solar alcance as ervas indesejadas, espere sua experiência e competição por nutrientes e espaço. Isso reduz a necessidade de uso de herbicidas e o trabalho manual de capina, otimizando o tempo e os recursos dos agricultores.

A equipe da SMITC, em parceria com a Prefeitura e a Klabin, tem se empenhado em fornecer suporte e capacitação aos agricultores familiares interessados em adotar o plantio com cobertura. Além das visitas técnicas, estão sendo promovidos workshops e treinamentos para disseminar o conhecimento sobre essa prática inovadora.

AGRICULTORES FAMILIARES ENTUSIASMADOS

Os agricultores familiares de Telêmaco Borba estão entusiasmados com as possibilidades oferecidas pelo plantio com cobertura. Eles reconhecem que essa técnica pode ser um ponto de virada para suas atividades agrícolas, permitindo-lhes melhorar a produtividade e a rentabilidade de seus negócios.

Com o apoio da equipe da SMTIC, os agricultores familiares estão prontos para abraçar essa prática inovadora e colher os benefícios que ela proporciona. A expectativa é que o plantio com cobertura ajude a proteger a produção local, aumentando a renda dos produtores e fornecendo alimentos de qualidade para a comunidade.

PARCERIA MUNICÍPIO, KLABIN E SEBRAE

Essa iniciativa também conta com o apoio da Klabin, por meio do Programa Matas Sociais, desenvolvido em parceria com o Sebrae e a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida). A parceria entre essas instituições é fundamental para promover a sustentabilidade e o fortalecimento da agricultura familiar na região.

 A introdução do plantio com cobertura em Telêmaco Borba é um passo importante rumo a uma agricultura mais eficiente e responsável. Com essa técnica, os familiares têm a oportunidade de aumentar sua produtividade, reduzir custos e preservar o meio ambiente.

A perspectiva é que, à medida que mais agricultores adotam o plantio com cobertura, essa prática se torna cada vez mais disseminada na região. Com isso, Telêmaco Borba caminha em direção a uma agricultura mais produtiva, sustentável e atendida com as demandas da comunidade.

A Secretaria do Trabalho e Indústria continua apoiando os familiares nessa transição, oferecendo suporte técnico, promovendo workshops e capacitações e incentivando a troca de experiências entre os produtores. O objetivo é que cada vez mais famílias rurais se beneficiem do plantio com cobertura, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região.

Em resumo, o plantio com cobertura representa uma oportunidade de transformação para os agricultores familiares de Telêmaco Borba. Com o apoio das instituições locais, eles estão adotando uma prática inovadora que promete melhorar o rendimento das hortaliças, trazer benefícios terapêuticos e preservar o meio ambiente. Essa iniciativa mostra o compromisso da comunidade em fortalecer a agricultura familiar e promover um futuro sustentável para todos.

Faça seu comentário!