O Programa Cidade Inova, da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), promoveu, na quarta-feira (26), o encontro com seus mentores e instituições parceiras visita ao IST – Instituto Senai de Tecnologia de Papel e Celulose.

Carlos Jakovacz, gerente de Tecnologia e Inovação, juntamente com coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento Adriane Queije, conduziram a visita e apresentaram toda a estrutura, inclusive o laboratório do Instituto, sendo o único no país voltado para o ramo de papel e celulose.

"A Cidade Inova com o seu objetivo de  buscar de novos empreendedores e apoiá-los trouxe a aceleradora de Startup como um diferencial para o Município, possibilitando que depois de aceleradas essas empresas se consolidem e gerem novas oportunidades de emprego", afirma Carlos.

Josemir Zanetti, coordenador do Cidade Inova e chefe de Divisão de Desenvolvimento Econômico, destacou a importância do instituto em Telêmaco Borba. O IST Papel e Celulose de Telêmaco Borba é o único no país, isso confere uma grande oportunidade para investidores e empresários locais no desenvolvimento de novos negócios. É esse é o foco do Cidade Inova, que tem como parceiros o SENAI e Sistema Fiep, Unifateb, Senac, Acitel, Klabin, IFPR entre outros. Desenvolvendo trabalho em prol a um desenvolvimento econômico inovador e sustentável.”

A coordenadora da Área de Ciências Exatas, Naturais e Engenharias da UNIFATEB, Kelly Iarosz, que acompanhou a visita declarou “É de extrema importância conhecermos o ecossistema da cidade. A estrutura de pesquisa aplicada que a instituição visita nos apresentou é imponente e só tem a agregar para toda comunidade. Vejo com bons olhos todas as parcerias entre instituições. A inovação é exponencial e quando um cresce, todos crescem também. “

A coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento, Adriane Queije, explica que a aceleradora Cidade Inova tem grande importância para o município de Telêmaco Borba, "pois auxilia os empreendedores locais a estruturar suas empresas, consolidar seus produtos no mercado, otimizar lucro e gera novos empregos contribuindo para desenvolvimento do nosso município".

Claudia Lins Ortlieb, relações com o Mercado - SENAC Ponta Grossa “A visita ao Instituto de Tecnologia de Celulose e Papel foi muito importante para esclarecer as múltiplas possibilidades de trabalho que são desenvolvidas no município de Telemaco Borba.

Mesmo conhecendo o potencial da região no setor, fomos surpreendidos pela tecnologia disponível e que atende não só empresas do entorno, mas também de todo o país.

Além disso, a participação do Senac na visita, ampliou nossa visão sobre ainda mais formas de contribuir para o crescimento da cidade, contribuir para o fortalecimento da economia local e para o desenvolvimento do comércio local, o qual ainda tem muito a crescer para acompanhar tudo que está por vir. Identificamos neste encontro novas possibilidades de trabalhar também junto à população objetivando o crescimento como um todo, pois o fortalecimento da indústria de celulose e papel impactará positivamente em todas as áreas e, principalmente, em comércio, serviços e turismo, que são a nossa frente de trabalho.”

Para o presidente da Câmara, vereador Miltinho Machado, "é muito importante essa interação para o desenvolvimento do município, entendo que somente trabalhando juntos poderemos fazer uma Telêmaco Borba melhor, a Câmara Municipal fica a disposição para colaborar com esse trabalho"

Novas visitas serão organizadas de forma buscar essa integração, como na UNIFATEB e IFPR por exemplo.