A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e da Indústria Convencional e do Programa Cidade Inova - Aceleradora de Startups, realizou no dia 23 de agosto, das 14 às 16 horas, um evento on-line voltado aos servidores públicos, denominado Cidade Inova Gov.

Quatro profissionais ministraram as palestras: Marlon Cardoso, coordenador geral de Empreendedorismo e Inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação que tratou o tema: “Ecossistema de Inovação”; Michael Soares, ex-coordenador do Hub na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, abordou a “Inovação Aberta”; Pedro Trindade e Vanessa Gusmão, secretário e subsecretária de Inovação da Prefeitura de Serra, Estado do Espírito Santo, falaram sobre a “Inovação em Gestão Pública”.

O evento Cidade Inova Gov teve o objetivo de sensibilizar os agentes públicos, especialmente da prefeitura de Telêmaco Borba, sobre a relevância do tema da inovação na gestão pública.

Foram convidados esses representantes de instituições que estão tendo sucesso na implantação de programas de inovação, em uma conversa “de servidor público para servidor público”.

“Sabemos que o Cidade Inova está dando os seus primeiros passos e queríamos trazer algumas das nossas referências, onde o setor público tem papel ativo na governança de ecossistema de inovação, fomento à cultura empreendedora, diálogo com instituições de ensino e setor produtivo, formação de arcabouço legal para atração e desenvolvimento de empresas de base tecnológica, entre outras frentes”, afirmou Lincon Eiji Shigaki, consultor de inovação – Habitat Senai.

Para Josemir Zanetti, da Divisão de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Telêmaco, que representou o secretário de Trabalho e Indústria Convencional Elson Carlos Ferreira, o evento foi extremamente válido.

“O nosso trabalho dentro da secretaria é focado no desenvolvimento econômico do município, e precisamos estar lado a lado com o que vem ocorrendo no mundo. Hoje é necessário ir além de ter um roll de incentivos, é necessário que seja economicamente sustentável, e a INOVAÇÃO precisa estar no centro das políticas de desenvolvimento, e assim termos sustentabilidade econômica”, afirmou Zanetti.

A primeira edição do Inova Gov, segundo Josemir, foi importante para conhecer o que outros centros estão fazendo. Assim, o projeto é avançar ainda mais neste foco.

No próximo dia 14 de setembro haverá o CIDADE INOVA DAY, que será um dia com palestras e exposições de Startups.

Faça seu comentário!