A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), concluiu nesta quinta-feira (23) a formação para quatro cursos profissionalizantes à população. São eles: fabricação de pães e bolos naturais e integrais; elaboração de doces; noções de mecânica para motocicletas; e curso de costura industrial.

O período de inscrições ocorreu de 09 a 20 de maio no Tudo Aqui Empresarial. Os cursos iniciaram-se no dia 23 de maio, com turmas à tarde, das 13h às 17h, e à noite, das 18h30 às 22h, e foram ministrados nas Carretas do Conhecimento pelo SENAI. Tanto as inscrições quanto os cursos foram totalmente gratuitos à comunidade.

O prefeito Dr. Marcio Matos, os secretários, geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck e de Trabalho e Indústria Convencional, Elson Carlos Ferreira, e o vereador Sid Siqueira prestigiaram a conclusão dos cursos e formação dos alunos e os parabenizaram pela conquista.

“Sinto-me muito feliz em ver que esses cursos têm sido um diferencial na vida dessas pessoas. Muitos obtêm o seu primeiro emprego após receberem a qualificação, outros criam o seu próprio negócio. Nosso papel como gestor desta cidade é justamente isso, possibilitar oportunidades”, destacou Dr. Marcio.

Para o secretário de Gabinete, Dr. Benck, “é de suma importância a realização destes cursos pela Secretaria de Trabalho e Indústria Convencional, pois com a qualificação de nossos trabalhadores e trabalhadoras estamos inserindo mão de obra qualificada nas vagas de trabalho e emprego e assim gerando renda para as famílias e melhor qualidade de vida”.

O secretário de Trabalho e Indústria, Elson, afirma os cursos têm sido bem aceitos pela população que tem buscado se qualificar e encontrar oportunidade no mercado de trabalho e para aqueles que agora podem iniciar o seu próprio negócio. “Fico entusiasmado pelo retorno que esses cursos proporcionam e pretendemos realizar mais cursos que atendam os anseios da comunidade”.

Ao todo 103 pessoas concluíram a formação, sendo 32 para o curso de elaboração de doces; 32 na fabricação de pães e bolos naturais e integrais; 21 em costura industrial e 18 em noções de mecânica para motocicletas.

Os cursos de fabricação de pães e elaboração de doces tiveram a duração de 40 horas cada um, enquanto que o de costura e de noções de mecânica de motos, 80h cada.

A prefeitura, em parceria com o SENAI, realizará em data a ser definida uma formatura para entrega dos certificados aos concluintes dos cursos.