Teve encerramento no sábado (18), o curso de Cultivo de Morangueiro em Substrato, ministrado pelo instrutor do Senar, engenheiro agrônomo, Luis Sergio Krepki. O curso de 40 horas aconteceu nos dias 09, 10, 11, 17 e 18 de junho no Centro Comunitário da Vila Rural Brilho do Sol.

O encerramento foi realizado com visitas a produtores de Morango na cidade de Irati, para que os participantes pudessem conhecer melhor o sistema de cultivo suspenso. O evento teve boa participação tanto de produtores rurais da Vila Rural, quanto de outros interessados, proprietários de chácaras no município e região.

Estiveram presentes no curso representantes da empresa Mecplant, o gerente comercial Sérgio Ricardo Ferreira; o gerente de produção, Josenei de Jesus Bueno e a responsável técnica Engenheira Agrônoma, Paulyene Elis Santos Souza, os quais também fizeram uma apresentação sobre os substratos fabricados pela empresa, e se dispuseram a participar de um projeto voltado a produção de morangos no município.

“A ideia de trazermos esse curso surgiu em um treinamento anterior, no qual observamos o interesse dos participantes em conhecer esse tipo de cultivo. Daremos todo o apoio para quem ingressar na atividade, e também contamos com o apoio muito importante da Mecplant”, afirmou a engenheira agrônoma, Kelly Rodrigues Bonotto, que organizou o curso, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional. “Estamos trabalhando para mudar essa visão de que Telêmaco Borba não possui propriedades rurais, pois possui muitas chácaras que podem se tornar produtivas” frisou.

“Esta é mais uma ação da secretaria em apoio aos pequenos produtores rurais de Telêmaco Borba e região, o que antigamente não era realizado pelo poder público municipal”, enfatizou o secretário da pasta, Elson Carlos Ferreira.