O 1º Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (SIMBRACS) foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro, em Brasília. O evento reuniu autoridades dos setores públicos e privado e foi referência no debate sobre comércio, logística e serviços no Brasil.
Coordenado pela Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro integrou o Plano Brasil Maior (PBM) e o Plano Plurianual (PPA) do governo federal.

Na abertura, o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, destacou que o SIMBRACS é um espaço de diálogo entre o governo federal e o setor privado, e que tem como objetivo concretizar ações e políticas públicas que auxiliem na construção de um ambiente de negócios favorável diante de desafios como capacitação, acesso ao crédito, comércio exterior, tecnologia, inovação, informação e desburocratização.

Participaram do encontro nomes como Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza; Enéas Pestana, presidente do Grupo Pão de Açúcar; Luiz Barretto, presidente do Sebrae; Marisol Argueta, diretora-sênior do Fórum Econômico Mundial; João Alziro Herz da Jornada, presidente do Inmetro; Wasmália Bivar, presidenta do IBGE; e Abdel-Hamid Mandouh, diretor de Serviços da Organização Mundial do Comércio.

Em paralelo às reuniões oficiais do Plano Brasil Maior e aos painéis, aconteceu o Espaço Sebrae para o fomento de dois grandes setores da economia discutidas no 1º Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs).

O espaço contou com uma programação permanente com destaque para as diversas ações da instituição voltadas aos setores de comércio e serviços, dentre elas se destacam as ações dos Agentes de Desenvolvimento Local (ADL).

Na oportunidade, o Sebrae Nacional levou a Agente de Desenvolvimento de Telêmaco Borba, Gilda Rocha, para apresentar as ações que foram realizadas no município em parceira com o Sebrae, dentro do Projeto Cidade Empreendedora, contempladas na Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa.

Dentre as ações se destacam a Sala do Empreendedor, as formalizações de MEIs, e o Programa Negócio a Negócio.
Para a agente foi uma oportunidade de mostrar tudo o que foi feito no município de Telêmaco Borba nos três anos de implementação da Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas Empresas, e que serviu de exemplo para outros estados que participaram do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC/ Agência Sebrae de Notícias