Telêmaco Borba está entre os 17 municípios do Paraná que terão a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O termo de adesão entre a Prefeitura de Telêmaco Borba e o Sebrae foi assinado nesta quarta-feira (12) no Gabinete do Prefeito, e a intenção é que até o dia 1º de dezembro o sistema entre em operação.
A assinatura teve a presença do prefeito Luiz Carlos Gibson, do coordenador do Sebrae Marlon da Rosa Farias, dos secretários Benedito Alves Junior (Finanças), Joalmir Pucci (Indústria e Comércio), Ireneu Gobo (Administração), membros do Comitê Gestor do Sebrae e assessores.

O novo sistema vai simplificar e desburocratizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas.

A medida beneficia micro e pequenas empresas e visa a execução de ações que contribuam na implantação da Redesim, o que representará redução no tempo de abertura, alteração e baixa das empresas, além de mais segurança e estímulo à formalização.

Segundo o coordenador do Sebrae, Marlon da Rosa Farias, os benefícios são inúmeros. "A redução na abertura de empresas que atualmente leva em média 120 dias levará dois dias", disse. Outra vantagem é o monitoramento do processo de abertura de empresa. "O sistema consegue monitoras todas as fases do processo", acrescentou.