O Programa Retoma-TB realizado pela Administração Municipal através da Secretaria Municipal do Trabalho e da Indústria Convencional (SMTIC), em parceria com Sebrae, Acitel (Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba), Sindmatel (Sindicato da Indústria da Madeira) e empresários locais, tem o objetivo buscar alternativas para amenizar os efeitos econômicos causados pela epidemia do coronavírus, teve mais um desdobramento que poderá contribuir para os pequenos produtores da região.

Em reunião realizada pela SMTIC, na última quarta-feira (02), participaram representantes do Sebrae e Klabin, que desenvolvem o Programa Matas Sociais, que atendem às famílias da Agricultura Familiar de Telêmaco Borba e Região.

O propósito do encontro foi buscar alternativas e soluções para promover a comercialização de produtos vindos da agricultura familiar.  Foram elencadas as principais dificuldades encontradas por este público para comercializar seus produtos.

O encontro foi extremamente produtivo, onde iniciou se uma aproximação do programa Matas Sociais com o programa Feira Verde do município, e já foi dado início às tratativas para que já no início de 2021 possa ter o SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

Participaram da reunião o secretário do Trabalho e da Indústria Elson Ferreira, o chefe de divisão de Desenvolvimento Econômico Josemir Zanetti, consultores do Sebrae Marcos Tadeu Fusco dos Santos, Lindomar Schimitz, Jair Pelegrin, Suellen Pavanelo e Luis Shimizu e representando a Klabin o Marcos Alexandre Danieli.

Também acompanhou os trabalhos Siderlei Siqueira, produtor rural e vereador eleito nas últimas eleições.

Uma série de ações conjuntas já estão agendadas para início de janeiro de 2021.

Produtos vindos da agricultura familiar.

Frutas diversas.