O Rotary Club Telêmaco Borba completou no dia 17 de maio 51 anos de atividades no município. Diferentemente de outros anos, a data não teve uma comemoração festiva em função da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), em que as autoridades sanitárias e de saúde recomendam o distanciamento social.

As reuniões do clube estão ocorrendo as quintas-feiras, às 19 horas, de maneira virtual, on-line.

O presidente do Rotary Club Telêmaco Borba - Distrito 4.730 do Rotary Internacional, Adival Rodrigues de Jesus, parabeniza ao clube, aos rotarianos pelos relevantes serviços prestados no município e espera continuar nessa importante missão de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Em 2019, no ano do cinquentenário, jubileu de ouro, houve uma grande comemoração pelo Rotary no Clube Atlético Monte Alegre (CAMA) com a participação e homenagens a ex-presidentes da entidade, e a presença do prefeito Dr. Marcio Matos.  O evento foi dirigido pelo então presidente Zeno Guralh.

Presidente atual do Rotaract: Matheus Toledo Della Pasqua .

Histórico do Rotary Club de Telêmaco Borba

Tudo teve início em 17 de maio de 1969.  Apadrinhado pelo Rotary Club de Ponta Grossa e a participação de Ataliba Gioia, sendo o principal fundador, houve a primeira reunião para a fundação do Rotary Club Telêmaco Borba, sendo nomeado Francisco Augusto Kaminski seu presidente e cujo registro junto ao Rotary Internacional deu-se em 18 de junho de 1969.

Em 1979 houve a fundação do Rotaract, clube de jovens de 18 a 30 anos, iniciando na época com 35 companheiros e muitos trabalhos junto à comunidade. Passou um período sem atividades vindo a ser reativado em 2014 e atualmente presidido por Matheus Toledo Della Pasqua .

Em 1980 foi construída a Casa da Amizade e criada a Associação das Senhoras de Rotarianos.

Nestes 50 anos, diversos trabalhos foram realizados em Telêmaco Borba, a colaboração e participação na construção de orfanato, albergue, ações junto à comunidade, parcerias com escolas, creches, asilo e APAE, além do banco de cadeiras de rodas.

No ano rotário 1979/1980 foi criado o Rotary Club de Ortigueira, Distrito 4710,  tendo como atual presidente Gilmar Massalak.  São 40 anos de história com a participação de 27 companheiros, funcionando em sede própria.

No ano Rotário 1993/1994 foi criado o Rotary de Tibagi, destacando-se principalmente pela construção de um conjunto de casas populares, anos mais tarde o clube  foi extinto.

No ano rotário 1980/1981 foi fundado o Rotary Club Telêmaco Borba Papel que atuou por quase 26 anos.

Várias ações foram desenvolvidas pelo clube como a construção da churrasqueira junto a Casa da Amizade e colaboração para a construção do centro de apoio para dependentes químicos e álcool da Copiosa Redenção no Triângulo em 1996 gestão de Carlos Roberto Ramos.  Menção honrosa ao senhor Alberto Feitosa que cedeu o terreno e cujas instalações atendem a comunidade até hoje.

O Rotary construiu a piscina da APAE, depois coberta pela Klabin em 1994 gestão do presidente Edison Marcos Tomaz.

Em parceria com a Klabin foi viabilizado a instalação de um centro de nefrologia com máquinas para hemodiálise no hospital de Harmonia em 2003 na gestão de Edinei Peres, em funcionamento até hoje atendendo Telêmaco Borba e região.

No ano Rotário 1992/1993 criaram o Rotary Club de Reserva, atualmente com 17 membros.

Fotos (arquivo/oberekando) - Prefeito Dr. Marcio Matos participou da comemoração dos 50 anos do Rotary, celebrada no passado, em Telêmaco Borba.