A Associação de pais, terapeutas e amigos dos autistas (APTAA) de Telêmaco BOrba convida a população em geral, de modo especial a família com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para acompanhar a live do “Lançamento da Carteira do Autista no Paraná”.

O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o presidente da Celepar, Leandro Moura, o chefe do Departamento da Política para Pessoa com Deficiência da Secretaria, Felipe Braga Cortêz e o assessor de Inovação, André Telles, estarão apresentando a Carteira para Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

O evento será nesta quarta-feira (6), às 14 horas, e poderá ser acompanhado em tempo real pelo Facebook por meio do endereço: www.facebook.com/sejufparana .

Para a APTAA, como para todas as famílias de autistas, é uma grande conquista, sem dúvida, um acontecimento histórico marcado por muitas lutas ao longo dos anos.

“Com essa carteira será mais fácil a identificação da pessoa com TEA, facilitando assim a vida dessas famílias, as quais não precisarão estar mostrando o laudo para garantir um direito que já é garantido por lei”, reconhece a presidente da APTAA, Carol Aleixo.

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

O objetivo é possibilitar ao cidadão o auto cadastro no sistema web, www.carteriadoautista.pr.gov.br, podendo anexar documentos e laudos e, após validação pela SEJUF, a emissão da Carteira de Autista, de forma digital ou impressa na sua própria casa. A solução contempla na íntegra as exigências da Lei 13.977/2020, que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), cuja norma foi batizada por Lei Romeo Mion.

No Paraná conta com a parceria do Instituto de Identificação, que viabilizou a integração com o Sistema de identificação do Paraná, dados do RGs.

Outro recurso utilizado é o uso de QR-Code, onde é possível validar a veracidade das informações e evitar fraudes. Desde o princípio a carteira foi idealizada de forma a fugir do convencional de carteira impressa, reduzindo custos e facilitando a vida do cidadão, sendo que para aqueles que querem carregar sua carteira do autista no celular é possível e para aqueles que querem ela impressa, também é possível. A solução também utiliza SMS para avisar o cidadão de que a carteira está pronta, mas ele pode ir acompanhando também via sistema, pois existe uma funcionalidade só para isto.

Fonte – justiça.pr.gov.br

Faça seu comentário!