A Associação Educacional Fanuel – Guarda Mirim (GM) celebrou no dia 31 de março 40 anos em Telêmaco Borba.

Uma programação especial estava prevista pela diretoria para marcar esta data, no entanto, em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), foi necessário o cancelamento.

A GM é uma entidade sem fins lucrativos e tem por missão preparar os jovens para o ingresso no mercado de trabalho, dando-lhes a oportunidade de escreverem suas histórias como cidadãos críticos e solidários com uma sociedade mais justa e igualitária. Tendo como diferencial o acompanhamento deste jovem na empresa que o acolhe.

Atualmente a instituição conta com aproximadamente 410 jovens, destes 280 atuam no mercado de trabalho e 130 estão em processo de encaminhamento.

A Guarda Mirim, de acordo com a professora Nalu Ringvelski, conta com a parceria de cerca de 52 empresas privadas e públicas, sendo bancos, comércios, supermercados e na área de educação (prefeitura).

As ações em parcerias se estendem com as escolas que auxiliam no fortalecimento e importância do vínculo formador. E a família que é aliada na reforço e manutenção do vínculo familiar.

Preside a Guarda Mirim nestes 40 anos Osvaldo Sarnoski, e na direção está a professora Maisa Aparecida de Jesus Ferreira.

HISTÓRIA

A Associação Educacional Fanuel - Escola de Guarda Mirins foi fundada no dia 31 de março de 1980 pelo Rotary Clube e por Osvaldo Sarnoski e tem como missão ensinar e preparar o adolescente para o mercado de trabalho.

Sua sede, localizada no Centro da Cidade, tem a capacidade de atender 600 jovens, adolescentes com idade entre 14 a 24 anos, foi construída em três etapas e contou com o apoio da Klabin e da Prefeitura de Telêmaco Borba.

Esta sede leva o nome de Edith Herzenberg de Gordan, conhecida por cultivar a fraternidade e o auxílio ao menor.

A instituição trabalha em consonância com o que determina o Governo Federal, com os registros validados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Em 2007 houve a abertura das vagas femininas, considerada uma importante conquista pelos seus gestores.

CONTATOS

Associação Educacional Fanuel – Guarda Mirim (GM)

Avenida Ozório de Almeida Taques, 520 – Centro

Telêmaco Borba – Paraná

Telefone - 3272-9478

 

Foto (arquivo) - Guarda Mirim de Telêmaco Borba comemora 40 anos e atende atualmente 410 jovens. 

Faça seu comentário!