APTAA – Associação de Pais, Terapeutas e Amigos dos Autistas está mobilizando à população para uma “caminhada” virtual nas redes sociais para enfatizar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que tem como data oficial o dia 2 de abril.

A caminhada e outros eventos presenciais não se darão em razão da pandemia causada pelo coronovírus (COVID-19). Os órgãos de saúde recomendam não haver aglomerações de pessoas. 

Para a secretária geral da associação, Priscila Guimarães Biancon, é importante a sociedade participar desta ação. “Vamos nos unir e fazer uma caminhada nas redes sociais. E para que isso aconteça precisamos da ajuda de todos. Coloquem tema nas suas fotos, postem uma foto sua com a camiseta da associação ou uma camiseta azul, e marque a APTAA”, explica Priscila.

A página da APTTA está na rede social e para acessá-la basta digitar www.facebook.com/APTAA2019/ , curtir e seguir, podendo interagir com informações, perguntas e outras contribuições pertinentes.

A respeito do dia

A data, estabelecida em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas), tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.

Dia municipal

O prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Marcio Matos, sancionou em 27 de novembro de 2019, a Lei 2301, de autoria da vereadora Elisângela Rezende Saldivar (Elis), que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre o Autismo no Município de Telêmaco Borba.

De acordo com o artigo primeiro, institui o dia 2 de abril a data para ser celebrada a conscientização sobre o autismo, a qual é lembrada em todo o mundo, de acordo com a ONU (Organizações das Nações Unidas).

A Lei encontra-se em vigor e está publicada no Boletim Oficial, edição 1449, de 27 de novembro de 2019.

Sobre a APTAA

A Associação de Pais, Terapeutas e Amigos dos Autistas (APTAA) foi fundada em 2 de março de 2019 e possui atualmente 95 membros cadastrados.

Para obter mais informações sobre a entidade pode ligar ou enviar mensagens via WhatsApp pelos números (42) 99128-0056, com a presidente Carolina Aleixo, (42) 98807-5662 com a secretária geral Priscila Guimarães Biancon ou (42) 99970-2935 com Silvana Aparecida de Lima do Conselho Deliberativo.

A APTAA também está no face, curta a página: www.facebook.com/APTAA2019/ .

O Autismo

O que é TEA- Transtorno do Espectro Autismo: O autismo pode ser considerado um transtorno neurobiológico, cujas características mais conhecidas são os movimentos repetitivos ou estereotipias; as hipersensibilidades, os maneirismos, déficits em habilidades sociais, comunicação e linguagem; entre outros.

Com isso, é imprescindível que os aspectos e diagnósticos do autismo sejam esclarecidos a fim de que pais, mães e até profissionais fiquem por dentro de todas as informações necessárias.

É importante que as pessoas tenham conhecimento a respeito das medidas a serem tomadas e que possibilitarão o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O motivo para se preocupar está na urgência que se deve ter para a obtenção de uma resposta e o início das intervenções. É sempre válido ressaltar que a procura por um especialista (médico neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional) deve ser feito logo nas primeiras suspeitas para que as intervenções sejam realizadas de maneira precoce. Dessa forma, a criança tende a receber o tratamento adequado para o seu desenvolvimento.

Sinas de Alerta:

Fala com dificuldade ou ausência de fala

Dificuldade de se relacionar com crianças da mesma idade

 Brinca ou usa brinquedos de forma incomum (ficar rodando brinquedos por exemplo).

 Hiperatividade ou muita passividade sensibilidade a alguns sons

 Dificuldade em lidar com alterações de rotina

 Falta de consciência de perigo

 Apego a objetos diferentes

 Choro ou risadas inapropriadas

 Balançar das mãos e do corpo

 Evitar contato visual com as pessoas entre outros...

O que é importante saber...

 Quanto mais precoce receber os estímulos adequados, mais promissor será seu desenvolvimento.

 Quanto mais precoce o diagnóstico e a intervenção, maiores as possibilidades de a criança falar e/ou de se comunicar também de outras formas (escrita, gestos, mímicas, recursos de comunicação alternativa)

 Em casos em que já foi estabelecido o diagnóstico de TEA, a estimulação da linguagem da criança é imprescindível e deve ser vista como urgente.

 O autismo é 5 vezes mais comum em meninos

 O autismo é um problema mundial e afeta pessoas de todas as raças e classes sociais.

Incidência: 1 em cada 54 crianças são autistas.

Estes são os dados revelados pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), essa pesquisa que foi recentemente divulgada em 2020.

O número representa uma estimativa bem maior que a anunciada em 2014, quando uma em 68 crianças era diagnosticada com a condição.

Os números provavelmente estão mudando devido a melhores diagnósticos e serviços, critérios diagnósticos mais inclusivos e redução do estigma.

A origem do autismo se deve a diversos fatores, englobando a relação de fatores descritos abaixo:

 Genéticos: Fatores complexos, uma vez que não há um gene específico associado ao transtorno do espectro autista, e sim uma variedade de mutações e anomalias cromossômicas que vem sendo associadas a ele. Em relação ao gênero, a incidência maior é entre meninos, sendo a proporção de 4:1

 Neurológicos: Há maior prevalência de TEA associados a atrasos cognitivos e quadros epilepsia, por exemplo

 Ambientais: Infecções e intoxicações durante o período pré-natal, prematuridade, baixo peso e complicações no parto são alguns dos fatores que podem contribuir negativamente.

A família é essencial para a melhora da pessoa com Transtorno do Espectro Autista-

TEA. Quando há o envolvimento da família, o resultado é positivo. Sem deixar de lado a importância das terapias, pois o sucesso de um tratamento de deve à tríade: família, terapias e escola.

Orientações: O que é importante lembrar ao se comunicar com a criança:

 Evitar a infantilização ao falar com a criança

 O uso da terceira pessoa ao se comunicar, é extremamente limitante e impede que a criança avance em seu desenvolvimento linguístico

 Nivelar a altura do olhar. Ou seja, procurar com que os diálogos aconteçam de forma com que a criança possa visualizar seu rosto enquanto fala.

 Não falar como se a criança não estivesse ali. Ela deve ser convidada a participar do diálogo, das conversas em família e também na escola, mesmo que ainda não consiga falar

 Usar a Linguagem para antecipar o que vai ser feito, falando com e para a criança, o que vai acontecer. Eventos e a rotina do dia, quanto mais isso for verbalizado enquanto acontece melhor a perspectiva do desenvolvimento

A associação visa o acolhimento das famílias para auxiliar nas informações necessárias no momento em que muitos se “chocam” emocionalmente pois, ninguém pensa nisso, simples assim. Daí a dificuldade em aceitar uma realidade que acabará em diagnóstico de Autismo ou outro transtorno.

Cada família reage de uma forma, da mais racional à emotiva, e é preciso que haja um momento de respeito ao tempo de cada um. Mas esse tempo há de ser breve, porque se há um consenso dentro do pouco que se sabe do Autismo é a importância da intervenção precoce. Terapia, terapia, terapia: quanto mais cedo começar, melhor o prognóstico. E informação, sempre.

Fonte – APTAA - Associação de Pais, Terapeutas e Amigos dos Autistas de Telêmaco Borba.

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