Mais de mil castrações em cães e gatos. Esse são os números alcançados no Programa “Melhor Amigo” desenvolvido pela Prefeitura de Telêmaco Borba.

O Programa, lançado em 2018, ultrapassou as mil castrações e microchipagens em cães e gatos até o dia 11 de fevereiro. Foram 1008 procedimentos e 50 eutanásias realizadas.

Atualmente são duas clínicas veterinárias credenciadas (Toca Animal e Arca) para realizar os procedimentos. Aproximadamente 2.600 animais estão cadastrados e aguardam na fila de espera pela castração. Em média são realizadas sete castrações por dia.

Os cães são a maioria, sendo atendidos 520 animais (334 fêmeas) e (186 machos). Os gatos atendidos pelo Programa foram 488, 336 fêmeas e 152 machos.

Com as castrações, segundo a responsável pelo Programa Amanda Mainardes, estamos controlando a população de cães e gatos, diminuindo o número de animais nas ruas. “A intenção é que daqui a alguns anos, o município tenha conseguido reduzir o número de animais abandonados”, frisou Amanda.

A Prefeitura está investindo mais de R$ 760 mil nas duas primeiras fases do Programa. “Na primeira etapa tínhamos somente uma clínica credencia, na segunda etapa aumentamos o investimento, mais uma clínica se credenciou e estamos alcançando nossa meta”, comentou.

O objetivo do Programa é o controle populacional de cães e gatos, visando diminuir a incidência de animais de rua, já que um dos maiores problemas em relação à cães e gatos de estimação é o abandono.

A castração também traz vantagem para o animal, já que diminui o risco de câncer de mama na fêmeas e deixa o animal mais dócil.

O cadastramento para as castrações continua sendo feito no site da Prefeitura de Telêmaco Borba no link http://melhoramigo.telemacoborba.pr.gov.br/.

 

Programa

O Programa “Melhor Amigo” foi implantado em 2018, e tem o objetivo o controle populacional de animais (cães e gatos) no município.

O Programa “Melhor Amigo” atende a Lei Federal número 13.426, de 30 de março de 2017, e faz as cirurgias gratuitamente para as pessoas cadastradas no Programa e atende animais de famílias que fazem parte de programas sociais, protetores individuais e cuidadores responsáveis.

 

Relação de Castrações e Chipagem até dia 11/02/2020

Loading...

 

Faça seu comentário!