O Hemepar de Telêmaco Borba informa à população que a partir desta segunda-feira, 20 de janeiro, está atendendo os doadores somente no período vespertino, das 13 às 15 horas.

Este horário será mantido até o dia 30 de janeiro, em virtude das férias de um dos médico que presta serviço no Banco de Sangue local.

O coordenador do Hemepar, Marcelo Augusto Lucca Conrado, pede a compreensão dos munícipes e reforça a importância da doação de sangue para salvar vidas.

“Fizemos apelos nos veículos de comunicação para que possam doar e a comunidade sempre tem respondido de uma força muito positiva. Portanto,  quero agradecer, em nome de toda equipe Hemepar, a colaboração neste trabalho vital para salvar vidas”, declara Marcelo Augusto.  

Requisitos no momento da doação de sangue:

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Deve estar com bom estado de saúde.

Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Importante apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outros).

LOCAL - O Hemepar está localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1905 – Bairro Alto das Oliveira, anexo ao Hospital Regional, fone 3272-3743.

Faça seu comentário!