A programação da 20ª Semana Nacional dos Museus “O poder dos Museus” continua nesta quarta-feira (18) com a abertura da exposição “Germinal” do artista local Anthony Crisóstomo.

O evento será às 19 horas no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) e é aberta a comunidade.

A semana organizada pelo Museu Histórico Municipal (MHM) começou na segunda-feira (16) e termina no domingo (22).

 

Germinal Crisóstomo

Apesar de sua pouca idade, Anthony Crisóstomo já detém um conhecimento aprofundado de generalidades eruditas e populares. Faz da Filosofia e Psicologia ferramentas de busca do significado abstrato dos sentimentos, ações e coisas.

Seus insights para a sua produção pictórica podem ser metafóricos, aliando suas pesquisas históricas, literatura, pintores expressivos ou simplesmente partindo da valorização de pequenos detalhes do cotidiano. 

A paranoia e o caos, mesmo que providos de uma lógica interna própria, quando observados e/ou percebidos pela ótica do artista podem germinar beleza, assim está a obra de Crisóstomo.

Sua insatisfação e necessidade de absorver conhecimento, o faz explorar o desconhecido. Mobiliza um diálogo psicológico com o simbolismo, diversidade de costumes e crenças limitantes, identificando o nada e o vazio como um vácuo quântico, onde o nada nunca é nada.

Em seu processo criativo, Crisóstomo baseia-se no ciclo da reprodução humana, onde a fecundação (estudos e pesquisas) são primordiais para sua obra germinal.

[Texto curatorial de Anilton Prêto]

 

 

Programação

Na quinta-feira (19), no MHM, das 14 às 17 horas, acontece a oficina sobre o livro “A fazenda Monte Alegre Conta seu Canto”. Das 19 às 21 horas haverá a contação de histórias com o Canal Prosa de Monte Alegre. O evento é aberto à comunidade e as inscrições devem ser antecipadas.

No dia 20 de maio (sexta-feira), acontece às 14 horas, no Museu dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, a oficina de Digitalização de Acervos, com os ministrantes do próprio Museu dos Campos Gerais, João Paulo Leandro de Almeida e Gabriela Pedroso. O evento é aberto à comunidade, porém com inscrições antecipadas.

Sábado (21), das 19 às 21 horas, acontece no MHM, a conversa com artista plástico, Anilton Prêto, sobre o tema:  Mural em Azulejos. “Terra dos Diamantes”. O evento é aberto à comunidade e as inscrições devem ser antecipadas.

No domingo (22), os eventos serão virtuais. Às 10 horas, haverá a Ação Educativa, com o Lançamento virtual da enquete: “O poder dos Museus na educação formal”. Às 16 horas, haverá o sorteio de livros e catálogos de Artes e Cultura. É preciso que os interessados façam o cadastro antecipado.

 

ASSISTA O VÍDEO DO EVENTO

 

 

 

Faça seu comentário!