O Rotary Club de Telêmaco Borba reunirá no próximo dia 23 de novembro, sábado, às 15 horas, no Colégio Estadual São Francisco de Assis, os alunos inscritos no concurso “Erga Essa Bandeira”.

De acordo com o presidente do Rotary Club, Adival Rodrigues de Jesus, trata-se de uma cerimônia cívica e premiação do Concurso “Erga Essa Bandeira” – Projeto Humanitário do Distrito de Rotary Internacional 4730. Durante o evento haverá distribuição de pipoca, algodão doce e picolé.

Sobre o Projeto "Erga essa Bandeira"

A ação promovida no Rotary de Irati era realizada por respeito a bandeira, este importante símbolo nacional, com objetivo de promover o patriotismo e civismo entre os companheiros e familiares e acabou se expandindo por todos os clubes de Rotary.

Para este momento se tornar ainda mais especial e para envolver os alunos, formadores de opinião e base de informação em suas famílias, foi idealizado o Concurso de Frases, onde neste ato cívico seriam realizadas as premiações aos vencedores.

Histórico da Bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil foi criada logo após a Proclamação da República, acontecimento que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Com esse fato, o Brasil deixou de ser uma monarquia e tornou-se uma república, o que fez com que uma série de símbolos do país fossem substituídos, inclusive a Bandeira Nacional.

A bandeira do Brasil foi oficialmente apresentada no dia 19 de novembro de 1889 e foi adotada por meio de um decreto assinado pelo presidente provisório do Brasil, que na época era o marechal Deodoro da Fonseca. O decreto determinava a permanência das cores, e as mudanças que aconteceriam na bandeira.

Este decreto argumentava, entre outras informações, que “as cores da antiga bandeira recordam as lutas e as vitórias gloriosas do exército e da armada na defesa da Pátria e que, independentemente da forma de governo, simbolizam a perpetuidade e integridade da Pátria entre as outras nações. ”

Os autores da nova bandeira do Brasil foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. Ela substituiu a bandeira que havia sido proposta por Rui Barbosa, e que esteve içada do dia 15 de novembro ao dia 19 de novembro.

As grandes mudanças da nova bandeira brasileira e a bandeira do período imperial foram a mudança de tamanho do losango amarelo, o símbolo de Armas do Império que estava no centro da bandeira imperial foi substituído pela esfera azul republicana. No centro da esfera, foi adicionado o lema positivista “Ordem e Progresso, inspirado em uma frase de Auguste Comte. Foram adicionadas estrelas brancas como representação dos estados brasileiros.

Cada estrela na bandeira corresponde a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal, e suas posições foram definidas de acordo com as posições das constelações conforme observadas no céu da cidade do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889, às 8h30. 

Fonte - radionajua.com.br

Foto - Solenidade do o Concurso “Erga Essa Bandeira” – Projeto Humanitário do Distrito de Rotary Internacional 4730, do ano passado. Naquela oportunidade a presidência do clube estava sob a responsabilidade de Zeno Guralh (à esquerda) e este ano sob a presidência de Adival Rodrigues de Jesus (à direita). 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba